As principais tendências para as noivas em 2023

O universo da moda se renova com frequência e para as noivas isso não poderia ser diferente. Todo ano novas tendências fazem parte das mais renomadas coleções de estilistas do mundo inteiro, ditando o que será usado pela maioria das mulheres no dia de seus casamentos.

A estilista de vestidos de noiva Flayza Vieira, que produz peças exclusivas feitas por encomenda para cada mulher, acredita que o trabalho em detalhes no próprio tecido dos vestidos é uma tendência forte para 2023.

“Além do uso do tule, a escolha pelo tomara que caia e o foco no volume das peças, veremos mais esculturas nos vestidos, mais detalhes feitos com o próprio tecido, diminuindo o uso da renda como um artifício”, relata.

Embora opções mais modernas e diferentes sejam pautadas pelas noivas, o vestido de casamento branco ainda é líder em todas as buscas.

“Nos últimos anos a procura por vestidos floridos ou com cores diferentes aumentou consideravelmente. No entanto, ainda assim, os vestidos brancos e mais tradicionais seguem sendo os de maior desejo por parte das noivas”, revela a estilista.

Flayza alerta sobre as decisões adequadas na hora de escolher os decotes.

“O decote nas costas está em alta porque é um diferencial elegante e sensual. É a cara da mulher brasileira. Por outro lado, o decote frontal depende de onde será realizada a cerimônia. Um casamento na igreja, por exemplo, pede um pouco de cuidado nesse sentido”, pontua.

 

Os detalhes da peça vão ser moldados de acordo com a personalidade das noivas.

“Depende do estilo dela, do que ela usa no próprio dia a dia. Como estilista, costumo analisar esse perfil e ver o que ela já está usando. Se é uma noiva cheia de acessórios, com a roupa casual com muitos detalhes, é nítido pra mim que ela vai querer detalhes feitos com renda e bordado. Por outro lado, se uma noiva está com uma vestimenta mais minimalista, ela vai preferir um tecido mais clean”, sugere.

De acordo com a estilista, 2023 trará uma mescla entre vestidos glamurosos e minimalistas.

Acredito que a modelagem será repleta de glamour, porém, com tecidos trabalhados de uma forma mais simples. Os estilistas terão maior liberdade criativa para criar volumes com o próprio tecido, desenvolvendo peças que podem ser inovadoras. O uso de renda irá diminuir, principalmente pelos problemas com a exportação desse tipo de material. Por outro lado, o bordado produzido no Brasil é de altíssima qualidade e continuará sendo escolhido por algumas noivas”, projeta.

A pandemia aumentou uma tendência que já estava em crescimento, que são os casamentos em espaços abertos.

“Isso abriu um leque de possibilidades. As pessoas começaram a ver com bons olhos esse tipo de casamento e acho que é um movimento sem volta. As cerimônias realizadas em igrejas diminuíram muito, enquanto casar no campo e na praia se tornou prática comum. Isso também atinge a escolha de vestidos, que seguem uma linha mais leve, com florais e apliques bordados”, pontua.

Para Flayza Vieira, quando o assunto é vestidos de noiva, não existem tendências que saem de moda.

“Casar é um sonho. Então a questão é se adaptar ao que aquela mulher sempre sonhou, independente do design que ela quer aplicar no vestido que irá usar nesse dia tão importante”, finaliza.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *