Dicas e inspirações para um casamento ecológico

A onda “ecológica” felizmente veio para ficar e pode ser aplicada a tudo, inclusive aos casamentos. Esses dias vi no jornal uma cerimônia em São Paulo onde a noiva e alguns convidados chegavam na Igreja de bicicleta. Achei super legal essa iniciativa de ajudar o meio ambiente de alguma forma, seja ela simples ou não,  a grandeza do gesto é o mesmo.

Faz bem para a alma e para o coração poder contribuir um pouquinho com essa causa.  Hoje a moda “Ecochique” ou eco-friendly está evoluindo muito e pode até ser tema de uma festa de casamento!

casamento ecológicoFoto: Simone Lobo.

Se você prefere não se aprofundar no assunto sobre casamento ecológico ou ecologicamente correto, mas quer contribuir de alguma forma, saiba que existem incontáveis maneiras de ajudar. Abaixo listei algumas “atitudes verdes” bem interessantes.

– Escolha  papéis reciclados para seu convite de casamento,
– Distribua mudinhas ou sementes de árvores como lembrancinha,
– Organize os convidados no menor número de carros possível,
– Use e abuse de material reciclado como vidros, plásticos, tecidos (para arranjos),
– Casando durante o dia você economizará eletricidade e ar condicionado,
– Reduza o uso de papel,
– Ao invés das tradicionais lembrancinhas, que logo serão jogadas no lixo, faça uma doação em nome de seus convidados para ONGs ambientalistas,
– Peça para o serviço de buffet separar garrafas, latinhas e recicláveis e levar a comida que sobrar para pessoas carentes,
– Na decoração, procure usar mais plantas ornamentais e menos flores.
– Se a sua decoração tiver flores, no fim da festa deixe os convidados levarem elas para as suas casas. É uma boa forma de prolongar ao máximo a sua vida útil.

casamento ecológico
Foto: Boutique do Convite

lembrancinha de casamento

casamento ecológico

casamento ecológico

Você sabia: Em Curitiba existe um grupo de voluntários que recolhe as flores dos casamentos para distribuir em asilos?

O Grupo Auguri é um grupo de amigos do bem, que resolveu adoçar um pouquinho o dia das pessoas com ações simples. Uma delas é dar um destino doce para as flores utilizadas nas decorações de casamento, que seriam descartadas em poucas horas após a festa. Durante a madrugada as flores são coletadas e transformadas em buquezinhos fofos e doadas para outras pessoas no dia seguinte.

Gostou? Que tal seguir em frente com a ideia na sua cidade?
Mais informações sobre o Auguri (aqui)

 

Published by Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

7 comments on “Dicas e inspirações para um casamento ecológico”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami