Casamento em casa: saiba montar com estilo e economia

Os custos de uma grande festa de casamento cresceram nos últimos anos. A tendência de alta nos preços de eventos matrimoniais tem até nome: inflação do casamento. E não é um fenômeno apenas brasileiro. Em diversos outros países, como Estados Unidos, os noivos cada vez mais apostam em eventos menores para poupar dinheiro.

Contudo, festas menores, além de pesar menos no bolso, têm diversas outras vantagens, como ser um evento mais intimista e com menos processos burocráticos de contratação de serviços e profissionais. Isso as torna uma ótima opção para quem vai se casar.

Uma categoria de festa de casamento menor é a do home wedding, ou casamento em casa. Seja na casa do noivo ou da noiva, cada vez mais casais optam por comemorar o enlace em um ambiente familiar e mais reservado. Saiba mais sobre o home wedding e como organizar o casamento dos seus sonhos:

Casamento em casa

O home wedding é uma festa de casamento realizada na casa de um dos noivos. Trata-se de um evento mais intimista, pois, como ocorre em casa, não é possível haver tantos convidados, em comparação com as festas em bufê, por exemplo.

Algumas das vantagens e belezas de se casar em casa são:

  • Ambientes intimistas: espaços menores com menos pessoas, havendo mais proximidade entre os convidados e um clima mais afetivo.

  • Criação de memórias: estando na casa de um dos noivos, o lar será sempre lembrado como o espaço que proporcionou um evento muito especial.

  • Menos gastos: uma festa menor exige um orçamento menor, logo o casal pode poupar dinheiro organizando esse tipo de evento.

  • Somente convidados especiais: devido ao espaço ser diminuto, os convidados da festa serão as pessoas que realmente importam, tornando o evento ainda mais íntimo.

  • Decoração ao seu gosto: muitas vezes, ao fazer festas em bufês, os serviços de decoração não consideram todos os gostos do casal. Fazendo a festa em casa, tudo sairá conforme a preferência dos noivos.

Como montar o casamento dos sonhos em casa:

Sabendo das vantagens, agora é hora de colocar a mão na massa. A primeira coisa a se ter em mente é que planejamento é imprescindível para que tudo dê certo. Anote tudo o que for possível e, se precisar, não hesite em pedir ajuda. Para nortear seus passos, separamos alguns pontos de atenção para o planejamento da cerimônia:

Orçamento:
Defina o orçamento que o casal tem para montar o evento. Coloque tudo na ponta do lápis e não deixe para trás possíveis gastos com imprevistos. Sabendo o valor que pode ser gasto, é mais fácil planejar todos os itens da festa

Convidados:
Para fazer a lista de convidados, analise o tamanho da casa. Apartamentos ou casas pequenas não conseguem acolher muitas pessoas. Portanto, pensando no conforto e na boa circulação durante a festa, analise o número de pessoas que podem ser convidadas.

Independentemente da quantidade de pessoas, priorize as com maiores laços com os noivos e sua família, assim a festa fica mais intimista.

Comes e bebes:
Com a lista de convidados pronta, planeje o que será servido no evento. Considere os gostos pessoais gerais dos convidados e a capacidade de preparação das refeições.  Pratos muito elaborados podem dar trabalho e exigir muito espaço. Com isso, invista em refeições mais práticas, mas, ainda assim, especiais para os convidados.

Ambientação:
Os cômodos podem ser rearranjados para abrigar os convidados e a decoração. Alguns objetos, como os mais delicados ou mesmo maiores, podem ser armazenados em um cômodo externo da casa.

Os cômodos para a festa também podem receber itens que agreguem conforto. Aqui, vale comprar um purificador de ar para tornar o clima mais agradável, além de oferecer boas opções de assento e mesas de apoio.

Decoração:
 A casa vai se apresentar como um ambiente de festa, portanto uma boa decoração é fundamental. Vasos de flores pela casa, objetos decorativos e a adição de itens têxteis como cortinas agregam beleza e sofisticação. A mesa das refeições é um dos principais elementos da festa, então invista em uma boa decoração de mesa, com belos jogos de pratos e talheres.

Fotos: Johansson Correia + Thaís

 

Fotos:  Canvas Ateliê Fotográfico

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *