Casar engorda?

Que coisa não! Parece que o destino é arrebatador se tratando de ganhar peso após o casamento. Afinal de contas, casar engorda mesmo?

Olha, tem gente que vai discordar (inveja desses) mas o fato é que se bobear engorda mesmo! No decorrer do post vou explicar porque isso acontece e dar algumas dicas para os recém casados evitarem o ganho de peso imediato.

Antes do casamento somamos todos os esforços possíveis para tratar na nossa estética (peso, dentes, cabelos, pele e afins) pois o grande dia merece que estejamos impecáveis.

Mas… O fato é que depois do casamento toda aquela tensão e stress de que tudo saia como o planejado dá lugar a uma sensação de alívio e felicidade tremenda, e aí vale comemorar, começando pelos excessos gastronômicos na lua de mel.

De volta a realidade e a rotina, é natural que os recém casados se acomodem no conforto do seu lar doce lar e conforto pede comidinhas e daí com elas vem as calorias. É um café da manhã cheio de guloseimas aqui, uma pizza ali, uma lasanha de domingo com a família que faz questão de almoçar com os recém casados lá … e assim vamos vivendo um romance lindo, confortável e BEM calórico.

Afinal, pra que fazer exercícios físicos ou frequentar academia se posso sair correndo do trabalho e ir para a minha casinha encontrar com o meu amor, comer uma comidinha gostosa e assistir um filme! Bem melhor né?

Por outro lado, não podemos esquecer da parte negativa do matrimônio, que infelizmente acontece com alguns casais (gente, não quero jogar um balde de água fria em ninguém, ok) que acabam sofrendo nesta nova fase, seja com a má convivência em família, hábitos, diferenças ou comportamento do companheiro(a), descontando seus dissabores justamente nos sabores. (Leia Dicas para começar um casamento equilibrado)

É aí que mora o perigo… Embora seja uma delícia viver esses momentos super gostosos com o “cônjuge” é muito importante que exista uma preocupação com a alimentação, com a estética e com o bem estar, para o companheiro(a) se manter apaixonado(a) por aquela mesma pessoinha que pisou no altar.

 Segundo o psiquiatra Marcos Gebara, presidente da Aperj (Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro), “Solteiros e solteiras geralmente nas horas de lazer, são mais ativos. Já o problema dos casados é comer e ficarem parados. Casais não saem para dançar, mas vão a um bom restaurante, ao cinema, ao teatro”, revela Marcos. 

Outra justificativa para o aumento de peso é a acomodação, em todos os níveis. Tem casal que relaxa com a aparência e com a vaidade, mulher que relaxa com o corpo quando está grávida ou depois da maternidade…  Fonte: Bolsa de Mulher

Não podemos esquecer que a aparência do companheiro (a) é um dos fatores que nos carregou para o altar, e nada mais chato que casar e ver uma transformação “ruim” acontecer.

Não tenho nenhuma regra básica ou segredo para evitar esse inconveniente que assombra as nossas vidas, mas posso dar algumas dicas que estabelecemos lá em casa para contornar essa situação.

– Determine dias e horários para as comidinhas calóricas.

Tente organizar um cardápio em que saladas e alimentos saudáveis estejam presentes no dia a dia e deixe as “comidas gordinhas” para o fim de semana (evitando cardápios pesados no jantar) . Isso vale para refris e bebidas alcoólicas também.

– Suba na balança com frequência.

Não tenha medo de encarar a balança! É ela que vai te dizer se os seus hábitos alimentares estão funcionando ou não. Eu particularmente tenho uma balança em casa, claro que não me peso todos os dias, mas isso me ajuda a controlar as minhas gordices. O mesmo acontece com o meu marido.

– Dietas não funcionam só de um lado das partes.

Quer sofrimento maior do que ver o marido comendo uma pizza enquanto você está tentando ser firme na sua dieta? Se vocês estão notando um ganho de peso, e muito melhor se os dois fizerem planos juntos para emagrecer.

É salada no jantar? Então dois pratos por favor! Entendeu ;)
O resultado é muito mais legal porque pode ser comemorado em dupla!

Se apenas um precisa perder peso, então proponha um cardápio que fique bom para os dois, para ninguém sair prejudicado.

– Inclua atividades físicas na sua rotina.

Caminhadas ao pôr do sol são tão românticas!
Se academia está fora de cogitação, procure alguma atividade que vocês possam fazer juntos, quem sabe um passeio de bike 2x na semana, uma caminhada no fim do dia como já propus.

Gente, o tempo passa e o corpo começa a exigir com a velhice! Antes que isso aconteça medidas preventivas são bem vindas! Aproveite para cuidar do seu corpo enquanto somos jovens e podemos fazer alguma coisa por ele.

atividades físicas para recém casados
Foto: Jackelini Kil / Foto Capa: Album de Fotografia

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

One comment on “Casar engorda?”

  1. Gostei das dicas, eu já vivencio isso no nosso namoro, moramos longe e sempre que nos encontramos é para comer, e também cozinhar, ambos gostamos da cozinha e de comer! rsrsrs
    Já estamos nos preparando para nossa vida melhorar na alimentação e nas atividades. Agora com os preparativos eu tô na fase de engorda, estressa e chora, mas me contendo muito, lendo sobre experiências de outras noivas, ajuda a diminuir expectativas e ansiedade.
    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *