Comida de casamento: Opções para servir de acordo com o horário

Planejar a comida de casamento é uma tarefa que requer muita atenção não só pela qualidade mais também pelo estilo da sua festa. Dessa forma, investir em ingredientes frescos e de alta qualidade, juntamente com uma apresentação cuidadosa dos pratos, pode adicionar um toque de sofisticação e refinamento ao menu, garantindo que sua festa seja perfeita e muito elogiada pelos convidados. 

Confira algumas opções para servir em seu casamento 

Dependendo do horário do seu casamento, existem diferentes opções de menu que podem complementar perfeitamente a atmosfera e o clima do evento. 

Para um casamento durante o dia, um brunch é uma escolha encantadora. Por outro lado, para um casamento à tarde, um almoço requintado seria uma opção ideal. Já para um casamento à noite, um jantar sofisticado pode incluir opções mais sofisticadas e complexas. 

O importante é adaptar o cardápio de acordo com o horário do evento e garantir que seus convidados desfrutem de uma experiência gastronômica perfeita ao momento do dia.

Brunch

O brunch é uma escolha cada vez mais popular para casamentos, isso porque combina o melhor do café da manhã e do almoço.

Permitindo que os convidados desfrutem de uma refeição deliciosa e variada. A seguir veremos algumas opções que você pode considerar para servir no brunch do seu casamento:

  • Estações de omelete: uma estação de omelete personalizada permitirá que os convidados escolham seus próprios ingredientes, como queijo, vegetais frescos e carnes, para criar o omelete perfeito.
  • Bar de mimosa: oferece uma variedade de sucos de frutas frescas, como laranja, morango e pêssego, junto com champanhe para que os convidados possam criar suas próprias mimosa refrescantes.
  • Estação de waffles e Panquecas: Sirva waffles e panquecas feitos na hora, acompanhados de uma variedade de coberturas como frutas frescas, chantilly, chocolate, e xarope de bordo.
  • Estação de saladas: inclua uma variedade de saladas frescas, como salada de frutas, salada de legumes grelhados e salada de grãos, para oferecer opções saudáveis e leves.
  • Estação de frutas: Apresenta uma seleção colorida de frutas da estação, incluindo melancias, melões, uvas, morangos e kiwis, para uma opção leve e refrescante.
  • Estação de queijos e Frios: Sirva uma seleção de queijos finos, carnes curadas, azeitonas e pães crocantes para uma opção elegante e sofisticada.
  • Estação de sobremesas: oferece uma variedade de mini sobremesas, como mini cupcakes, macarons, cheesecakes e tarteletes de frutas, para satisfazer os desejos dos convidados por doces.
  • E muito mais.

Além disso, certifique-se de adaptar o menu de brunch de acordo com as preferências dos noivos e dos convidados.

 É importante também ter opções suficientes para garantir que todos os convidados se sintam satisfeitos e bem atendidos durante o evento.

como fazer um brunch em casa

Almoço 

Um almoço de casamento pode ser uma refeição elegante e memorável para os convidados. A seguir veremos algumas sugestões de opções para um almoço de casamento:

  • Entradas: canapés e petiscos variados, como mini quiches, bruschettas, ou tábua de queijos e frios; saladas frescas, como salada caprese, salada de rúcula com nozes e queijo parmesão, ou salada de folhas verdes com frutas.
  • Pratos Principais: opções de carne, como filé mignon, cordeiro assado, frango recheado ou peixe grelhado; bem como pratos vegetarianos como risoto de cogumelos, lasanha de legumes, ou legumes grelhados com molho pesto.
  • Sobremesas: buffet de sobremesas, pode incluir mini tortas, mousses de chocolate, profiteroles, ou frutas frescas com chantilly; bolo de casamento elegante e bem decorado, com opções de sabores como baunilha, chocolate, frutas vermelhas, ou limão.
  • Bebidas: uma variedade de vinhos e espumantes para acompanhar a refeição. Bem como bebidas não alcoólicas como limonadas, chás gelados, sucos naturais, e água aromatizada.

Além disso, a apresentação dos pratos e a qualidade dos ingredientes também são importantes para criar uma experiência gastronômica memorável.

Jantar

Para um jantar de casamento elegante e memorável, você pode considerar uma seleção de pratos refinados e sofisticados. 

Comece com uma variedade de canapés e aperitivos, como caviar servido em blinis, seguido de mini quiches delicadamente preparadas e espetinhos de frango suculentos. 

Para os pratos principais, ofereça opções requintadas, como filé mignon ao molho de vinho tinto, além de vieiras grelhadas acompanhadas de um delicioso molho de manteiga de limão. 

Como acompanhamentos, sirva um saboroso risoto de cogumelos e uma salada de rúcula com queijo de cabra e nozes caramelizadas. 

Para finalizar a experiência gastronômica, ofereça uma mesa de sobremesas com uma variedade de opções, como crème brûlée, torta de frutas frescas e mousse de maracujá. 

O destaque, é claro, seria o bolo de casamento meticulosamente decorado e com camadas de sabores decadentes, como uma combinação de framboesa com chocolate branco ou nozes com caramelo.

Além disso,  harmonize a refeição com uma seleção cuidadosa de vinhos finos e coquetéis artesanais personalizados, além de uma gama de bebidas não alcoólicas.

Como cocktails elaborados e águas com infusão de frutas para garantir que todos os seus convidados desfrutem de uma noite verdadeiramente especial e saborosa.

A escolha do menu para um casamento é uma parte fundamental do planejamento, uma vez que a comida desempenha um papel significativo na experiência dos convidados. 

Ao considerar opções como brunch, almoço e jantar, bem como levar em conta o horário do evento, você pode criar uma refeição memorável que se ajuste ao estilo e ao clima do seu casamento. 

A chave está em oferecer pratos de alta qualidade que atendam às preferências e restrições alimentares dos convidados, criando assim uma experiência gastronômica inesquecível que reflete o seu gosto pessoal e a singularidade do seu dia especial.

Por fim, se você gostou desse artigo ou então tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários abaixo. 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *