Como escolher um apartamento após o casamento?

Uma das principais realizações de quem acabou de casar é ter um lar para chamar de seu – ou melhor, de nosso. E durante essa procura pelo imóvel ideal, é normal ter dúvidas e receios.

Neste post, você vai conferir cinco dicas sobre como escolher um apartamento novo que seja perfeito para vocês dois e, claro, que caiba no orçamento da sua recém-formada família.

1. Tenha certeza de que vocês querem comprar um apartamento

Antes de mais nada, é importante saber se vocês dois estão realmente de acordo com a decisão. Essa é uma escolha muito importante que afetará diversos aspectos das suas vidas: a rotina diária, o planejamento financeiro (afinal, os custos de vida irão aumentar) e também o futuro, pelo menos, a médio prazo.

Portanto, é sempre bom ter a certeza de que adquirir um imóvel é um desejo de ambos e que, além disso, vocês estão preparados para tudo que está por vir.

2. Saiba quanto você pode investir

comprar_apartamento1Rent.com

Uma das dicas para sair do aluguel mais valiosas e que, curiosamente, muitas pessoas acabam negligenciando é justamente ter um controle claro e realista de como é o orçamento do casal.

Leve em conta quanto vocês dois ganham e os gastos fixos (contas, investimentos etc) que possuem e também inclua aqueles que, apesar de não serem fixos, ainda se farão presentes por um tempo – como o pagamento da festa de casamento, por exemplo.

Dessa forma, chega-se a uma quantia realista de quanto vocês poderão investir na entrada e nas parcelas ao financiar um apartamento à venda na planta ou pronto para morar. O ideal é contar com uma boa entrada, pois isso ajuda a reduzir o valor das prestações e dos juros.

A dica é fixar o valor da parcela em uma quantia que represente, pelo menos, 1% do valor total do apartamento e, ao mesmo tempo, não comprometa mais do que 20% do orçamento mensal de vocês dois.

Já sabe quanto pode investir no seu futuro lar? Então é a hora de decidir como ele será!

3. Defina suas necessidades

Tanto a dica anterior quanto essa valem não apenas para quem se casou e agora pensa em começar uma nova vida em um novo lar, mas para qualquer pessoa que deseja ter o próprio apartamento:

É fundamental saber quanto você pode investir e quais características o imóvel realmente precisa ter.

E no caso de quem acabou de casar, esse ponto fica ainda mais importante, afinal, é preciso levar em conta as necessidades de duas pessoas – que muitas vezes contam com rotinas diferentes.

Algumas dúvidas sobre o que é prioridade surgirão:

– Morar em um bairro badalado ou em uma área mais comercial e próxima de seus respectivos empregos?
– Fazem questão de viver em um condomínio cheio de opções de lazer, ou é melhor ter um apartamento um pouco mais espaçoso?

Busque acertar todos os pontos e ter um perfil muito claro de como vocês desejam que o imóvel seja. Isso facilitará muito o processo de procura pelo apartamento!

4. Pesquise muito!

comprar_apartamento2Glen Eyre Apartments

Toda a ansiedade de finalmente começar a vida a dois em um novo lar é ótima, mas cuidado para não se deixar levar por esse sentimento. É muito provável que vocês acabem se apaixonando por uma – ou duas, ou três… – opções de imóvel logo no início da procura.

Portanto, segure a empolgação e pesquise bastante antes de fechar negócio. Comece definindo as características do imóvel ideal incluindo informações como número de dormitórios, localização, preço, formas de pagamento, entre outras.

Faça uma listinha de imóveis que se enquadram nesse perfil e visite-os em diferentes horários e dias da semana. Assim você conhece melhor cada uma das opções e pode tomar uma decisão com a tranquilidade de fazer a melhor escolha.

5. Pense no futuro

Sonhar com o futuro e planejar os próximos passos da vida a dois é um dos passatempos preferidos de recém-casados, e isso deve se estender também à hora de comprar um apartamento novo.

No momento, vocês vivem a dois e podem preferir um imóvel mais compacto e localizado em uma área movimentada da cidade, mas e daqui alguns anos? Tem planos de aumentar a família? Existe a possibilidade de algum de vocês mudar de emprego?

Uma dica que pode ser bastante benéfica para a vida de casados é justamente levar esses aspectos em consideração. Isso evita que, daqui um tempo, vocês tenham que vender o apartamento para poder se adequar melhor à nova realidade da família.

Seguindo essas dicas fica muito mais fácil tomar a melhor decisão e comprar um apartamento que atenda todas as suas necessidades e que seja um símbolo dessa nova fase.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

One comment on “Como escolher um apartamento após o casamento?”

  1. Com a crise em que o país está e na situação econômica e imobiliária do estado em que eu moro (Rio de Janeiro), comprar um imóvel após o casamento só é possível para quem tem muito, muito dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *