Como lidar com frustrações na infância?

Os livros são uma ferramenta essencial para ajudar a criança a lidar com as frustrações na infância, superar obstáculos, além de ensinar valiosas lições sobre resiliência, perseverança e a importância da amizade nesses momentos.

Um exemplo disso é o lançamento “A lua caiu” (VR Editora), escrito e ilustrado por Irena Freitas: mestre em Ilustração pela Savannah College of Arts and Design, nos Estados Unidos e considerada uma das mais destacadas autoras da literatura infantil contemporânea.

Nesta obra, uma pequena menina cuida de uma grande horta e se depara com a frustração de ter seu trabalho destruído quando a lua cai em cima dos seus legumes, verduras e flores. Enquanto lida com esse sentimento, ela recebe ajuda de uma amiga improvável: a própria lua. Esta é uma metáfora sobre a importância da colaboração mútua e a criatividade como solução para os problemas.

A lua caiu é uma narrativa sobre os pequenos grandes desastres, mas também as amizades inesperadas. A partir deste acidente, a menina e lua começam a construir uma amizade. A protagonista lida com a frustração de ver sua hora destruída, e a lua mostra que apesar da frustração, existem muitas coisas felizes acontecendo. Criatividade e colaboração formam a base desta relação. 

Ideal para ser lido a partir dos cinco anos, A lua caiu surge como a proposta de iniciar conversas sobre amizades. Também ensina como a criatividade pode ser a saída na superação dos problemas e as frustrações que podem vir a partir deles.

‘Desculpa. A sua horta estava tão linda que eu tentei chegar mais perto pra ver. Mas aí tropecei e acabei caindo aqui’, a lua disse, envergonhada. […] ‘A menina gostava muito de festas. Bom, acho que posso cozinhar alguma coisa’, ela disse.

(A lua caiu, VR Editora)

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *