Como organizar um noivado

Conforme prometido, lá vai um post para iniciantes no assunto de Como organizar um noivado. Tenho recebido muitos emails com dúvidas sobre como planejar um noivado, então vou organizar mais ou menos por tópicos para ficar bem explicadinho.

O  primeiro passo é definir a listinha dos convidados.

Primeiramente o noivado é um jantar ou “brunch” (café da manhã com alguns pratos de almoço) que a família da noiva ou os noivos oferecem para os convidados mais íntimos, ou seja, pais, avós, irmãos e amigos mais próximos para fazer a troca das alianças.

Para festa de até 30 pessoas não é necessário enviar convites.
Ele pode ser feito pessoalmente, por email ou telefone, assim mesmo, bem informal.

O próximo passo é definir o local.

A recepção pode ser na casa na noiva (tradicionalmente é), na casa no noivo, em um salão de festa ou restaurante. Não há necessidade de uma decoração super elaborada, porque a idéia é que seja um momento bem informal, descontraído e agradável entre a família. Lembre-se que certamente vem uma cerimônia de casamento depois, por isso não é preciso fazer um festão de noivado também (a menos que você faça questão, claro).

Se for em um restaurante…

O ideal é que os noivos paguem a conta, mas isso não é uma regra, se o orçamento estiver curto, avise os convidados que o noivado será “por adesão” ou seja, cada um paga o seu, mas não esqueça que o bolo e o espumante é por conta dos noivos! Não vejo problema de cada um pagar a sua conta , afinal os convidados são super íntimos e certamente não ligarão para isso (esse tópico vai gerar polêmica, eu sei, então na dúvida, ofereça um jantar na sua casa! =) )

O cardápio pode ser qualquer coisa!

Gente, pense que o noivado é nada mais que  um jantar de família para anunciar que um casamento vem aí,  então pode ser churrasco, pizza e vinho, tapas, coquetel com salgadinhos e canapés, feijoada, buffet de massas e molhos, lasanha e vinho, crepes e assim por diante, porém  não esqueça de dar um toque especial fugindo do cardápio tipo “trivial”  para diferenciar o seu noivado de um jantar comum (isso também  pode ser feito através da decoração).

O que você precisa pensar é em como vai viabilizar esse cardápio: Você mesma vai deixar tudo preparado com ajuda da família? Vai pedir pizzas na pizzaria de costume? Vai contratar um buffet? Vai encomendar tudo na confeitaria? Vai de churrasqueiro? E assim por diante. Eu particularmente acho que o jeito  mais fácil de promover um noivado é utilizando o “serviço à americana”, onde os pratos ficam disponíveis  em um grande aparador e os próprios convidados se servem.

Como organizar um noivado
Como organizar um noivado
Como organizar um noivado
Como organizar um noivado
Como organizar um noivado
Noivado Raquel e Richarlison

Cronograma do evento

Mas Rubia, como é o protocolo de um noivado? Achei que meu namorado(a) tinha que comprar as alianças de noivado e fazer uma surpresa. Não seria assim?

A resposta é sim e não! O momento do pedido em casamento pode ser uma coisa e o anúncio do noivado para a família outra coisa. Nesse caso vocês trocariam as alianças duas vezes. Uma vez só entre vocês e novamente no dia do anúncio para a família.

Tem gente que quer que seja tudo surpresa e tanto o pedido de casamento quanto o noivado acabam acontecendo no mesmo dia. (Veja o noivado surpresa da Anne)

Tem casal que decide fazer um upgrade no relacionamento junto, por isso escolhem as alianças de casamento também em parceria e marcam o noivado sem ter aquele pedido surpresa que vemos por aí.

Na comemoração do noivado o que importa de fato é que esse momento aconteça, e seja especial, por isso a troca das alianças e o brinde são indispensáveis. Massssss se você quiser mesmo uma orientação, vamos lá: Se o seu noivado for comporto de almoço/jantar + bolo com brinde, é mais pertinente que a troca das alianças seja feita um pouco antes de cortar o bolo, após a refeição principal dos convidados (até porque o bolo seria considerado uma sobremesa).

Mas se vocês pretendem fazer algo bem mais simples, só um brinde mesmo, ou coquetel com brinde, o momento da troca de alianças pode ser quando você preferir (logo quando os convidados chegarem, ou mais além).

Dicas

– Se o noivado for em casa ou em um salão de festa, não esqueça de colocar uma musiquinha de fundo, para deixar o clima mais agradável.

– Se você optar por cuidar de toda a parte do buffet (ou seja, sem contratar uma empresa), não esqueça de providenciar os seguintes itens:

  • Mesa ou aparador para o buffet
  • Mesa para as bebidas
  • Mesa e cadeiras para os convidados (caso seja um jantar)
  • Toalhas de mesa
  • Arranjos de mesa
  • Pratos, copos e talheres
  • Guardanapos
  • Mesa para o bolo (e doces – se houver)
  • Pratinhos e garfos para o bolo
  • Taças para o brinde
  • Espumante  para o brinde
  • Cesto de lixo
  • Sabonete, papel higiênico e toalhas para os banheiros
  • Gelo para as bebidas
  • Travessas e pratos para a mesa do buffet

– Se você optar por um jantar de noivado, lembre-se que à noite o cardápio precisa ser um pouco mais leve.

– Mantenha os animais domésticos afastados do ambiente durante a comemoração.

– Esta é uma ótima ocasião para você mesma fazer a sua decoração (clique aqui para acessar a seção faça você mesmo e divirta-se!).

Se você já noivou e já tem uma certa experiência no assunto, divida seus “causos” com a gente, deixando um comentário nesse post ;)

 Clique aqui para ler outros posts sobre noivado.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

11 comments on “Como organizar um noivado”

  1. Bom o meu noivado, foi algo bem simples, como meu noivo trabalha com banners, implorei para que ele fizesse um pra mim, ficou lindo! Fiz umas lembrancinhas para as mesas, com cachepó vermelho de bolinha branca, papel celofone vermelho, um balao de coração e a nossa fotinho, ficou simples, mas ficou lindo =)

  2. O meu jantar de noivado foi no início do mês no salão de festas do meu prédio. Foi bem íntimo, apenas para 20 pessoas. Como o salão não tinha muita estrutura tive que alugar mesas, cadeiras e toalhas. A decoração eu mesma fiz, utilizando flores naturais, porta-retratos e outros objetos que tinha em casa, fiz as lembrancinhas e porta guardanapos tbm. Em relação a comida contratamos uma cozinheira que fez entradas e o jantar que tinha como prato principal uma bacalhoada. Enfim, no final deu tudo certo, todos gostaram e eu amei a experiência de organizar a festinha. Já estou com várias ideias para o chá de cozinha;)

  3. fiz meu noivado exatamente a um mês atrás e foi em um restaurante tudo de bom, estilo rústico,eu e meu noivo e uns amigos ajudaram na decoração..foi melhor do que eu esperava..quem quizer algumas dicas é só me mandar um amail..bjoos! [email protected]

  4. eu vou noivar no salao e tal com bastantes convidados mas n quero casar agr so estou noivando para nos irmos morar juntos sera q tem algum problema em meu namorado n me pedir em casamento na festa??

    1. Não tem não Gabrieli, ele pode te pedir em casamento sem a presença de todos. A festa é para celebrar o seu noivado. O casamento é outra etapa =)

  5. Meu noivado foi simples mesmo. Meu papai estava dodói. Um bolinho bem bonito, uns salgadinhos e uns docinhos feitos por minha sogra mesmo (Ela é quituteira.), uns refrigerantes e só. Tiramos umas fotos e depois fomos ao culto normal na igreja que frequentamos regularmente. Convidados foram pouquissímos: Nossos pais, Meus três irmãos e o único irmão dele, cada um com suas esposas e crianças, dois casais de amigos sem filhos e só. (Oito crianças, onze adultos (fora eu e o noivo) ao todo. Contando tudo, vinte e uma pessoas). Interessante foi o noivado de uma amiga. Eles namoraram durante um ou dois anos. Depois, ele terminou com ela, achando que não a amava o suficiente. Ao vê-la com um amigo (dela) se arrependeu. Marcou um encontro (c/ela) foram juntos a igreja e, SURPRESAAAAA. No fim do culto, no átrio da igreja, tirou a caixinha com as alianças, fez a clássica pergunta: “Quer casar comigo?” Ao que ela, respondeu: “Sim!”, trocaram as alianças ali mesmo e pronto. A festa só aconteceu no dia do casamento. E foi linndaaaa! Eu estava lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *