Crise no casamento: O primeiro ano de casamento é conturbado?

crise no casamento - o primeiro ano de casamento é conturbado?

Muitos psicólogos afirmas que o primeiro ano do casamento é difícil porque o casal precisa aprender a se conhecer de verdade, se adaptar aos hábitos pessoais de cada um e acaba gerando um pouco de frustração porque a gente sempre acha que o parceiro tem que pensar ou se comportar de acordo com o que a gente acha, podendo gerar uma crise no casamento.

Se o casal começa o casamento com muitas dívidas acumuladas, seja pela festa de casamento, compra de um imóvel, o despreparo em saber lidar com o dinheiro a dois pode ser um problema. Além disso, hábitos divergentes de comportamento relacionados a dinheiro podem gerar muitas brigas. É por esse tipo de coisa que o primeiro ano de casamento é uma fase de muito amadurecimento. Porque temos que aprender a lidar com essas pontas soltas, respeitando o individuo e aceitando que as pessoas não pensam ou agem igualzinho a gente.

Aí vem a pergunta:

Como ligar com esse tipo de crise no casamento, neste primeiro ano?

Simples, com as famosas DRs.

Só que para ela funcionar, é preciso ser transparente quanto os sentimentos. Não existe problema nenhum em expor suas mágoas e frustrações, desde que isso seja feito de uma forma leve e educada, na medida do possível. Mesmo que você esteja explodindo de ódio por alguma coisa, o ideal é controlar seu tom de voz e  pensar antes de falar  para ser racional nos argumentos.

Muita gente prefere fugir dessas conversas, remoendo as mágoas por anos e anos, acumulando todas essas vivencias negativas, o que é extremamente prejudicial para nossa saúde física e mental. Nosso corpo e nossa mente não foram “projetados” para segurar e reprimir os sentimentos. Vai chegar uma hora que a panela de pressão vai explodir e aí as consequências podem ser muito mais desastrosas.

DRs são conversas profundas, que mexem com a gente  e nos ajudam a evoluir, a amadurecer. Que casal que não gosta de viver em paz no relacionamento.?

Conversem sobre dinheiro

Dinheiro é um dos assuntos que mais causam brigas e separações, por isso, é importante que vocês organizem as contas, criem objetivos em conjunto e sejam transparentes quanto aos objetivos pessoais que custem dinheiro (como fazer uma faculdade, abrir um negócio próprio, ou fazer um intercâmbio, por exemplo). O importante é alinhar as coisas para que vocês possam crescer e prosperar juntos.

Resgate boas lembranças e/ou aponte as qualidades do outro

Uma coisa que ajuda muito a elevar o nível das DRs  é relembrar coisas boas que vcs passaram juntos, ou indicar alguma qualidade da pessoa no meio da conversa. Isso ajuda a reforçar sentimentos e sensações para que vocês possam perceber o que não está legal e tentar resolver isso.

O processo é pra vida toda

Apesar de estarmos falando apenas do primeiro ano de casamento o processo de amadurecimento e adaptação é para vida toda. Com o decorrer dos anos, vocês passarão por todo tipo de situação que vão exigir jogo de cintura do casal.

Crie regras de organização da casa

Por outro lado, DR a todo instante por assuntos banais, ninguém merece, não é verdade. A dica neste caso é criar regrinhas para que assuntos domésticos não virem motivo de brigas.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *