Dicas para pintar e decorar os ambientes da sua casa

Quem casa, quer casa e muito mais que isso, quer um lugar aconchegante e de preferência bem decorado. Eu sei que nem todos podem contratar um arquiteto para projetar os ambientes de casa, mas saiba que somente com uma boa pintura e uma boa combinação de cores, você já pode ter uma casa linda e cheia de personalidade.
Dicas para pintar e decorar os ambientes da sua casa:

1) Pense no tipo de ambiente que você quer para a sua casa: amarelo, vermelho e laranja são cores  fortes  e mais vibrantes, já o azul, verde e púrpura são mais frias e trazem tranquilidade.

sala22
Decoração de ambientes

2) Quanto mais clara for a cor da tinta, menos energia elétrica você gastará.

3) A aplicação de cores no ambiente pede equilíbrio; se pintar uma parede de vermelho, é bom pensar em aplicar o branco nas outras três.

cozinha vermelha

4) O excesso de luminosidade de uma parede branca atrás da televisão atrapalha a concentração na tela; a dica é por uma estante ou outra cor na parede.

salatv

5) Pinte o teto de branco, independente da cor que estiver usando nas paredes, razão principal para esta é porque reflete a luz muito bem e dá um toque especial no ambiente.

decoração de sala de jantar

6) Se você tem medo de cores fortes, aposte no tom-sobre-tom de cores neutras como marrom, creme, branco envelhecido, verde oliva, etc.

decoração de sala

7) Se você gosta de cores fortes no quarto do casal, pinte a parece escura atrás da cabeceira da cama, fora do seu campo de visão quando for dormir,  pois cores fortes nos deixam mais agitados e o quarto pede tranquilidade.

decoração de quarto de casal

8 ) Seja rigorosa na escolha dos tapetes, cortinas e móveis,  tudo precisa estar harmonizado com os tons da parede. Quando quiser dar uma nova cara para o ambiente, faça-o com as almofadas, mantas de sofá,  roupas de cama e vasos decorativos, será bem mais prático do que trocar os móveis.

Decoração de sala

9) Ante de começar a pintar, forre o piso com a lona ou jornal, retire os espelhos dos interruptores, cubra os móveis e proteja com fita-crepe as maçanetas, os rodapés e os batentes, isso deixará a pintura com um acabamento bem perfeitinho.

10) A ordem correta da pintura começa pelo teto, depois paredes ( sempre do alto para baixo, para evitar pingos na pintura recém feita), molduras ( portas e janelas) e por último os rodapés.

11) Utilize rolos de espuma ou lã para as maiores superfícies e pincéis para acabamentos e cantos.

Fonte: FazFácil

Veja também
Dicas do feng shui para harmonizar sua casa

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

4 comments on “Dicas para pintar e decorar os ambientes da sua casa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *