Dicas para um chá de bebê econômico

Fazer um chá de bebê econômico é uma tarefa que pode ser planejada sem muito stress, se você tiver foco e a ajuda de algumas pessoas da família, ou amigas bem próximas. Ele deve ser feito antes das 37 semanas, para evitar que o bebê chegue antes da data prevista.

Abaixo separei um cronograma cheio de dicas para você se organizar e começar a planejar o seu.

Lista de convidados

Antes de fazer a lista, você precisará definir se a festa será somente para as mulheres, ou com convidados mistos – com a participação dos homens e também das crianças.

Tendo isso definido, você poderá começar a sua lista sempre focando nos amigos e familiares mais próximos. Até porque neste estágio da gestação, planejar um chá para muitos convidados poderá ser uma tarefa super cansativa.

Como fazer o convite?

Ao contrário do casamento, um chá de bebê é um evento bem informal, por isso você pode fazer o convite impresso (já com a indicação do presente) e distribuir para os convidados, mas nada impede que você  use meios como o  telefone, redes sociais, whatsapp, etc.

O importante é que a informação chegue para o seu convidado e ele não tenha dúvidas quando a data e o horário do chá.

(Veja: Convites gratuitos para o chá de bebê)

Chá de bebê ou chá de fraldas ?

O chá de bebê e o chá de fraldas tem na realidade a mesma dinâmica. A diferença é que os pais podem optar por pequenas utilidades para o bebê ou então fraldas.

Fazer o convite impresso já indicando os presentinhos que cada convidado deverá comprar, é uma forma de organizar o chá de bebê sem precisar fazer lista em lojas, deixando o convidado livre para comprar onde quiser.

A segunda opção é fazer uma lista de presentes em uma loja especializada. Assim os pais tem a vantagem de trocar presentes repetidos, ou trocar tudo que ganharam por algo de maior valor. Ainda assim é importante lembrar que os pais precisam tomar o cuidado de incluir itens acessíveis de valor e fáceis de encontrar em qualquer loja.

Já o chá de fraldas é muito mais fácil de organizar, basta pedir fraldas! rsrsr
Você pode planejar o tamanho das fraldas que os convidados deverão levar de acordo com cada fase do bebê, se preferir assim.

Para fazer seu cálculo, com base na quantidade de convidados que você terá, é só se basear nesta tabela:

  • Até 2 meses de vida: de 8 a 10 fraldas por dia
  • De 3 a 6 meses de vida: de 6 a 8 fraldas por dia
  • De 6 meses a 1 ano: 6 fraldas por dia
  • De 1 a 2 anos: 4 a 6 fraldas por dia

Decoração

Para um chá de bebê econômico e prático, você não precisa decorar todos os cantos do ambiente. Basta concentrar todo seu esforço na mesa de doces e nas mesas dos convidados (se houver). Até porque se você optar por um coquetel por exemplo, a mesa dos convidados é totalmente dispensável. Basta pensar nas cadeiras e em um sistema onde o próprio convidado possa se servir.

Para planejar a decoração você precisa pensar em um tema. Será ursinho? Melancia? Cegonha? Love birds?

Ah Rubia, eu nem quero tema, quero ser prática! Neste caso você precisa só escolher as cores, e focar nelas para tudo que decidir. Procure escolher de duas a três cores para que o efeito seja bem alegre e equilibrado.

Felizmente para fazer uma mesa de doces bem linda, você não precisa gastar muito. Tem um vídeo no Blog do Casamento cheio de dicas para você utilizar o que tem em casa mesmo. Veja: Dicas para decorar uma mesa de doces) 


Suzanne Carey Photography

Comidinhas

Um lanchinho da tarde será sempre muito mais econômico (e prático) que um almoço ou jantar. Por isso optar por canapés, salgadinhos e porções finger foods em um chá de bebê no meio da tarde ou finalzinho do dia é uma boa alternativa para quem não quer gastar muito.

Além disso, seu cardápio também pode ser feito em casa. Com a ajuda da família, você poderá montar uma mesa cheia de bolos e tortas caseiras ou sanduichinhos no melhor estilo “café colonial”. Os convidados sempre são receptivos a um cardápio caseiro feito com muito amor =)

 Tina Shawal  Luminaire Foto

Brincadeiras

Eu particularmente acho que essa história de brincadeiras com a mãe no chá de bebê é passado, além de cansar a gestante.  Se você realmente quiser brincadeiras no seu chá, peça ajuda para suas amigas, ou familiares, para que elas possam montar um cronograma de brincadeiras bem divertido no dia. Além das brincadeiras convencionais, no seu chá de bebê poderá rolar um bingo por exemplo, ou alguma gincana mais envolvente.

Luminaire Foto

Lembrancinhas

É muito gentil por parte dos pais oferecer uma lembrancinha para agradecer a presença e os presentes. Hoje em dia existem muitas opções de lembrancinhas úteis e legais que você pode fazer em casa mesmo. Veja algumas inspirações aqui.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *