Quanto tempo antes do casamento devo encomendar meus convites?

convite de casamento tendências 2018 - boutique do convite 4

Hoje vou explicar pra vocês a razão e importância de “alinhar” a encomenda dos convites com a data do casamento. Umas das dúvidas mais comuns sobre convites é: Quanto tempo antes devo encomendar meus convites de casamento?

Então eu respondo:
O prazo ideal para encomendar os convites é com quatro meses de antecedência.

Agora eu explico ;) :
Existem 2 tipos de noivas:

(Noiva tipo 1) As super preocupadas com prazos, que agilizam o que for possível com tempo de sobra, para garantir que tudo esteja resolvido próximo da data, evitando assim qualquer tipo de desgaste físico e mental,

e…

(Noiva tipo 2) São aquelas noivas do tipo “relax”, que fazem tudo no seu tempo, esteja ele em cima da hora ou não, afinal de contas o que importa é viver esse momento sem stress, mesmo que algumas coisas não saiam conforme o planejado.

A noiva tipo 1 geralmente manda fazer os convites com 8 meses de antecedência, e a noiva 2 começa a pensar no assunto uns 3 meses (ou menos) antes do casamento. E aí é que está o problema. Ambas fazem errado e correm alguns riscos com isso.

Os perigos de encomendar os convites com muita antecedência.

Fazer os convites com muita antecedência é perigoso porque no decorrer do planejamento algumas coisas podem mudar. (Veja vídeo aqui) 

Tenho um caso próximo para contar a vocês, onde a noiva (minha amiga) fez os convites com bastante antecedência, mas a Igreja onde ela iria se casar resolveu colocar uma missa no meio dos dois casamentos agendados para esse dia. Ela já havia entregado todos os convites e por isso não tinha como avisar aos convidados que o casamento dela seria mais tarde que o horário informado no convite.

Resultado: Todos os convidados chegaram uma hora antes, precisaram aguardar a missa terminar e a cerimônia acabou ficando cansativa com esse tempo de aguardo.

Esses imprevistos também podem acontecer com os noivos que optam em fazer a cerimônia e recepção no mesmo local. Problemas com cancelamentos e indisponibilidade de datas são possíveis, por isso é preciso ficar bem atento a esses detalhes, para não correr o risco de precisar refazer os convites.

Os perigos de encomendar os convites em cima da hora.

Já na outra ponta do assunto e como diz o meu sábio pai (Seu Luiz Ademir) : “A pressa é inimiga da perfeição”.

Quem encomenda os convites muito próximo da data, precisa agilizar o passo, e com isso a chance de alguma informação sair errada no convite é altíssima! Coisas como endereços, nome dos sogros e  falta de sincronia com a data de confirmação de presença são sempre os motivos das dores de cabeça, e o pior de tudo é que com prazos apertados, não dá nem para pensar em refazer os convites.

Um segundo ponto negativo é que depois que os convites ficam prontos, você ainda precisará entregá-los! Aí eu te pergunto: Como é que você vai fazer para entregar os seus convites em tempo record?

(  ) Vai pedir férias??
(  ) Vai mandar pelo correio??
(  ) Vai ter que entregar durante o horário de almoço, depois das 6, madrugada, fins de semana, e viver como um zumbi durante umas 3 semanas?

Só de pensar na correria já me dá arrepios!

Dicas

Se você é do tipo “Noiva 1” e tiver tempo sobrando , gaste-o com pesquisa de modelos, tipos de letras, paleta de cores do seu convite. Salve referências em uma pastinha para já definir qual será o estilo dele.

É recomendado que você entregue os convites aos convidados pelo menos 1 mês antes do casamento, por isso e importante encomendar quatro meses antes. Geralmente o tempo de produção dos convites (de uma empresa certinha) é de 20 a 30 dias, com isso você os receberá uns 2 ou 3 meses antes e poderá distribuí-los com calma, aproveitando todos os encontros de família e festas de aniversário para fazer as entregas “em lote”. Dá super certo e você economiza um tempão!

Devemos nos atentar aos convidados que moram longe. Esses precisam receber o convite com mais  de 1 mês de antecedência. Caso não seja possível entregar o convite antes, faça um save the date e o entregue de 1 ano a 6 meses antes, pode ser por email mesmo, se for o caso. Outra sugestão é criar um evento no facebook e convidar os parentes e amigos distantes. Assim eles podem se organizar  antes de receber o convite oficial com todas as informações já definidas.

Se o teu tempo está curto e você deixou os convites para última hora, desista do calígrafo, pois ele também precisará de um prazo. Opte por tags dos convidados impressas junto com os convites, ou entregue o convite sem o nome do convidado.

Foto da capa: Boutique do Convite. 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

2 comments on “Quanto tempo antes do casamento devo encomendar meus convites?”

  1. Boa tarde, Rubia.
    Antes de tudo, parabéns pelo seu trabalho, você já me salvou inúmeras vezes rs … Tenho uma dúvida: é obrigatório colocar no convite o local da recepção ? Posso colocar o local da recepção apenas no convite individual ?
    Grata

    1. Oi Polliana, o ideal é colocar no convite, mas muita gente prefere colocar essa informação no convite ind. para o convidado não confundir e levar o convite grande para entrar na recepção.
      Você também pode colocar nos dois. NO convite grande e no individual. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *