Guia de prevenção contra problemas na cerimônia e festa de casamento

Tá aí um tema SUPER importante, cujo o post pode ser discutido com a sua cerimonial. Todo mundo sempre diz que no fim dá tudo certo, mas algumas situações podem realmente estragar uma festa se alguns cuidados não forem tomados. Abaixo listei algumas situações desagradáveis que podem ser evitadas em festas e cerimônias de casamento.

1) Quando a decoração chega junto com os convidados.

Pois é… essa situação é mais comum do que a gente imagina.  Por isso certifique-se que a empresa de decoração é de confiança e realiza eventos com TOTAL responsabilidade. Peça para a sua cerimonial ou exija você mesmo que ela compareça ao eventos com pelo menos 2 horas de antecedência, para que haja tempo suficiente de resolver pequenos probleminhas que possam acontecer, como substituição de material ou arranjos, por exemplo. Coloque tudo que puder inclusive horários no contrato de prestação de serviços.

2) Quando o bolo e os doces chegam depois dos convidados

Para esse item, vale a recomendação acima.

3) Mais convidados que o número de lugares disponível na festa

Gente isso é sério!E ridiculamente simples de se resolver. Isso já aconteceu em um evento que eu fui e gerou um desconforto GIGANTE entre os convidados que ficaram em pé, pois a organização jurava de pé junto que a quantidade de mesas era suficiente. Geralmente o local da recepção coloca cerca de 10% a mais de lugares para possíveis convidados extras. Porém leve em conta uma observação: pessoas não sentam com convidados estranhos. Então uma família com 4 pessoas, vai ocupar uma mesa de 6 lugares, e por isso podem faltar mesas. Faça mais ou menos a continha de quantas mesas serão por família, pois esse tipo de situação é extremamente desconfortável e humilhante para os convidados que ficaram em pé.

Problemas_na_cerimonia_festa_casamento1

4) Bebida regulada

Para o casamento ser perfeito é preciso que o convidado saia feliz. Por isso capriche no cardápio e sirva bebidas à vontade. Você pode ficar controlando as rodadas de cerveja, whisky e vinhos, mas não fique restringindo a ponto dos convidados perceberem. O Convidado é impiedoso quando se trata de escassez de comida ou bebida, tome muito cuidado.

5) Atraso ou não comparecimento do buffet

Você já deve ter ouvido vários casos de empresas de buffets que deram o golpe na praça ou atrasaram no evento, por isso cuidado ao contratar empresas que não tenham uma sede bem sólida e uma equipe bem preparada. Cuidado com autônomos, geralmente eles têm menos compromisso com o cliente, com algumas exceções, claro.

Problemas_na_cerimonia_festa_casamento2
Matéria Exibida no Fantástico em 18/10/2015

6) Decoração com flores ou cores erradas

Flor é um assunto delicado, porque depende de clima e época,  por isso tome cuidado ao escolher flores fora de época. Seu decorador correrá o risco de ter que trocá-las por outras espécies, caso não as encontre para decorar o seu casamento. De qualquer forma especifique no contrato tudo que foi contratado para que você possa brigar judicialmente se for necessário.

7) Lembrancinhas contratadas e não produzidas a tempo

Aqui em Curitiba, temos um caso muito famoso de uma empresa de fora do estado que veio para cá para participar de uma Feira de Noivas. Ela vendia chinelos personalizados a um preço espetacular… Obviamente choveu pedidos, foi um sucesso de vendas, porém sabe-se lá por qual motivo a empresa não aguentou a demanda e simplesmente não entregou o produto para uma grande parcela de noivas que pagaram e ficaram sem os seus mimos de casamento. Por isso fique bem atenta a qualquer reclamação em sites como o Reclame Aqui e redes sociais. Tenha um contato contínuo com todos os fornecedores para evitar esse tipo de problema. E uma outra regra básica que vale para todas as ocasiões.. Evite fechar o contrato já na primeira visita. Pesquise melhor o fornecedor e marque uma nova reunião, pois na empolgação a gente acaba esquecendo a razão em casa : /

8 ) Atraso no make da noiva

Esse assunto é delicado e também depende de você!  Esses dias ouvi um relato de uma noiva que atrasou mais de 2 horas na cerimônia porque a produção (cabelo e maquiagem) foi toda enrolada. Isso aconteceu devido a vários motivos que não são pertinentes ao caso, mas tudo deu errado porque a noiva atrasou bastante, não foi de banho tomado e cabelo lavado, conforme a orientação da maquiadora. Por isso é MUITO importante que os horários sejam respeitados, dos dois lados, para evitar esse tipo de transtorno. (Veja aqui: 5 motivos para a noiva não atrasar no dia do casamento)

9) Bonificações esquecidas

Na hora de negociar com os fornecedores, nunca deixe de especificar no contrato o que você ganhou como bonificação. Eu por exemplo ganhei o souplat das mesas dos convidados quanto contratei meu salão da recepção e fiz o pessoal mencionar isso no contrato para que não houvesse esquecimento. O mesmo deve ser feito quando ganhamos buquês ou qualquer detalhe que você não precise pagar.

10) Cerimonial mal informada

Olha aí eu relatando outro fato que aconteceu comigo . Contratei uma cerimonial que mencionava no contrato acompanhamento completo até a data do casamento, porém sempre que precisava dela ela estava indisponível, por isso comecei a procurar e resolver tudo sozinha. Um dia conversando com um colega, descobri que isso não estava certo, e por isso resolvi contratar uma nova cerimonial. Fiquei abismada com a diferença no tratamento.  Mesmo que você contrate uma cerimonial do dia, é importante que ela  conheça bem o casal, saiba das suas preferências e intenções quanto ao casamento. Isso evita uma série de problemas, pois ela estará completamente integrada a vocês.  Outro probleminha que pode ocorrer é o atraso da cerimonial da Igreja, isso pode gerar um desconforto na falta de orientação quanto a entrada dos padrinhos e noivos, por isso combine bem certinho com ela um horário que seja suficiente para ela preparar tudo para quando você chegar.

11) Cobrança indevida no buffet, ou erro na contagem das bebidas

Peça para a sua cerimonial fazer a contagem dos convidados na hora do jantar, para já fechar o número de pessoas com o local da recepção naquele momento.  Tenho um colega que pagou por 15 convidados “fantasmas” por falha na contagem.

12) Doces, buffet e bolo de má qualidade, diferentes dos provados na degustação

Tome cuidado com os profissionais que capricham na degustação e não oferecem a mesma qualidade no dia do casamento. Dê preferência por empresas que você já conheça, que tenha realizado outros eventos em que você esteve presente. Vale procurar por avaliações nas redes sociais, caso você não conheça nenhum cliente.

14) Esquecimentos nos ajustes dos trajes da noivas e daminhas

Esse tipo de “problema” não é tão comum, mas pode acontecer!  Por garantia, anote todos os detalhes que foram definidos nas provas anteriores para não esquecer de conferir nas próximas provas.

Se você também tem um relato “tenso” sobre coisas muito erradas que aconteceram em um casamento, conte pra gente nos comentários deste post ;)

Leia também: 10 Dicas para escolher o prestador de serviço para casamento sem medo

Published by Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

8 comments on “Guia de prevenção contra problemas na cerimônia e festa de casamento”

  1. O post ja é antigo,rs.Mas o assunto é com certeza bem atual neh.

    Meu irmao se casou em fevereiro deste ano e tudo deu certo.

    So um detalhe quase nos deixou apavoradas(eu e minha irma)quase na hora da entrada da noiva.
    Nos estavamos organizando a cerimonia ,e so na hora da noiva entrar é que a mae dela avisa que ela nao estava com o buque em mãos.

    O buque ficou a cargo de quem decorou a igreja e a gente nao sabia quem era…
    Ainda bem que poucos minutos antes dela entrar a pessoa responsavel apareceu com o buque…

    Depois desta eu nao aceito ninguem levar meu buque pra igreja…ele vai comigo…nao vou desgrudar dele…

    1. Olá Adrianise,
      O ‘sufoco’ q vcs passaram pelo bouquet da sua cunhada é uma das muitas situaçoes q comprovam e justificam a contrataçao indispensável de uma cerimonial! 
      O usual e indicado é q a cerimonial leve o bouquet para a noiva onde ela estiver se arrumando. O bouquet rende fotos lindas já no making of da noiva (várias das ‘minhas’noivinhas choraram de emoçao só de ver o seu bouquet…a entrega do bouquet é um momento q adoro!!!) e, tbem, o bouquet tem q estar na sessao de fotos q a noiva faz logo q fica pronta, antes de sair p igreja. 
      Então, bouquet só na igreja:  nunca!
      Flávia Infante
      [email protected]

      1. Concordo totalmente com vc Flávia! A contratação de uma assessora é indispensável. Escolher uma profissional de renome e recomendada é essencial pra evitar estes “probleminhas” de última hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami