Mantendo a Tradição: Principais tradições de casamento que vieram do passado

Os casamentos são ocasiões especiais repletas de tradições e rituais que têm sido passados de geração em geração. Muitas dessas tradições  têm raízes históricas profundas e carregam um simbolismo único. Neste post, vamos conhecer as principais tradições de casamento que vieram do passado e continuam a encantar casais em todo o mundo.

Vestido Branco:

A tradição de usar um vestido de noiva branco remonta à Rainha Vitória da Inglaterra, que popularizou essa escolha em seu casamento em 1840. Antes disso, não havia uma cor específica associada aos vestidos de noiva. O branco passou a simbolizar pureza e castidade, e desde então se tornou a escolha clássica para as noivas.

Foto: Frankie e Marília

Aliança de Casamento

A troca de alianças é uma das tradições de casamento mais antigas e universais nos casamentos. Essa prática tem origem na Roma Antiga, onde os anéis eram usados como símbolo de compromisso. Acredita-se que o dedo anelar da mão esquerda tenha uma veia que se conecta diretamente ao coração, o que deu origem à tradição de usar a aliança nesse dedo.

Tradições de casamento - alianças de casamento

Lançamento do Buquê

O lançamento do buquê é uma tradição divertida e simbólica que remonta à Idade Média. Acredita-se que pegar o buquê traga sorte e seja um sinal de que a próxima pessoa a se casar será a próxima a pegá-lo. Essa tradição é especialmente popular entre as mulheres solteiras, que competem para serem as “próximas” a se casar.

 

Corte do Bolo de Casamento

O corte do bolo de casamento é um momento tradicionalmente especial. Essa tradição tem suas raízes na Roma Antiga, onde o bolo era quebrado sobre a cabeça da noiva como símbolo de fertilidade. Com o tempo, o bolo de casamento se tornou uma sobremesa elegante e requintada, e o gesto de cortar juntos representa o compartilhamento da vida e das responsabilidades.

Fotos: Tradições de casamento - corte do bolo Ishenur Photography

Primeira Dança

A primeira dança dos noivos é um dos momentos mais românticos e emocionantes de um casamento. Essa tradição de casamento tem origem nas cortes reais da Europa, onde os casais realizavam uma dança elaborada para celebrar sua união. Hoje em dia, a primeira dança é uma oportunidade para os noivos compartilharem um momento íntimo e expressarem sua conexão emocional.

casamento a dois - inspiração boho romântica 15 Hannah Konda Photography

Chuva de Arroz

A chuva de arroz é uma tradição de casamento bem antiga que simboliza fertilidade e prosperidade. Originalmente, os grãos de arroz eram jogados sobre os noivos para desejar-lhes uma vida fértil e abundante. Atualmente, outros elementos como pétalas de flores, confetes ou bolhas de sabão também são usados nesse momento festivo.

Tradições de casamento - chuva de arroz

Fotos:  Aloha Fotografia

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *