Micro wedding: Entenda quais são as diferenças e vantagens desse estilo de casamento

O tempo vai passando e novos termos vão surgindo para classificar as varias formas de casar.  Hoje vamos falar sobre o micro wedding. Você já ouviu falar dele?

O micro wedding é uma mistura de mini wedding com elopement wedding , ou seja, é um casamento quase sem convidados, só com os pais, irmãos, avós e amigos muito próximos, totalizando no máximo 30 pessoas.

O micro wedding é mais barato?

Não necessariamente… Assim como em qualquer casamento, o céu é o limite, por isso, os custos podem ser altos se você fizer questão de alguns luxos, como casar fora do país, ou em um resort 5 estrelas, por exemplo.

Para que um micro wedding seja barato, é preciso planejar tudo muito direitinho para caber no seu bolso.

Ainda falando em bolso e orçamento, o legal do micro wedding é que você não fica tão limitado as locações. Dá pra casar em qualquer cantinho! Pode ser no salão de festa do condomínio, numa casinha alugada na praia, na capelinha , ou hotel da sua cidade, e por aí vai…

A dica para fazer um micro wedding bem alinhadinho com o seu orçamento é definir a sua prioridade. Qual é o seu sonho? Casar em um lugar paradisíaco, ter o melhor fotógrafo que puder pagar? Comida e bebida da melhor qualidade? Tudo isso junto, só um desses itens?

O que o micro wedding tem de diferente dos casamentos “tradicionais”?

  • Por ser mais intimista e informal, a cerimonia pode ser mais curtinha e a celebração pode se resumir apenas a um almoço ou jantar animado, sem balada.
  • Vocês podem estender esse gostinho do grande dia, fazendo a festa em um hotel ou casa alugada, onde seus convidados podem curtir até o dia seguinte, junto com vocês.
  • O micro wedding também é legal para as pessoas que sonham em casar em outra cidade ou país. Isso porque com a lista de convidados enxuta, a chance de todos comparecerem é maior. 

Vantagens

  • O planejamento é menos estressante. Porque vocês tem um pouco mais de controle sobre as coisas.
  • É possível aproveitar muito mais o tempo com os seus convidados. O que é bem difícil de acontecer numa festa com 100 / 200 pessoas, onde sentar para conversar com a galera é quase impossível.
  • O valor da festa pode ser menor, se o orçamento for bem administrado. Ou seja, dá pra encontrar lugares incríveis, pequenos e charmosíssimos que as vezes nem cobram a locação do espaço, se vocês levar seus convidados para consumir no local. 
  • Vocês também podem casar em dias e horários “fora do padrão. Com a lista reduzida é mais fácil de fazer uma “consulta pública” pra saber se seus convidados podem ir no meio da semana. Esses horários alternativos tendem a ser mais econômicos, ou abrem espaço para uma boa negociação. 

 

Desvantagens, tem?

Eu vejo duas!

  • A primeira é a dificuldade de fechar uma lista com só 30 pessoas. Para muita gente isso é uma tarefa quase impossível, quando a família é muito grande. 
  • A segunda é que certamente algumas pessoas vão ficar chateadas porque não foram selecionadas para esse grupo VIP.

Lista de presentes, pode?

Claro!  Independente do tamanho da sua festa, a lista de presentes serve para facilitar a vida do convidado, que pode comprar tudo pela internet, sem precisar escolher ou perder tempo (quando ele não tem). Além de ser prático para os noivos.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *