Novidades e ‘quebra de tradição’ nas tendências para casamentos em 2023

Depois de um período marcado pelo reaquecimento do setor de eventos, o ano de 2023 traz tendências que prometem movimentar as festas. Noivos que já estão nos preparativos para a cerimônia podem adotar ideias que quebram tradições e surpreendem os convidados.

Algumas tendências já se popularizaram e foram adicionadas em sites de casamento. Entre elas, estão a lista de presentes de casamento em dinheiro, buquê para homens, variedade nas atrações, dois looks e lembrancinhas unissex. Além disso, os eventos também prometem ser mais coloridos e alinhados a pautas ecológicas.

Lista de presentes em dinheiro

As tradicionais listas com itens para a casa estão perdendo espaço para uma nova forma de presentear os noivos. Roupas de cama, eletrodomésticos e utensílios de cozinha dividem espaço com cotas em dinheiro.

O lado bom dessa tendência é que os casais conseguem escolher a melhor forma para utilizar o valor arrecadado e os convidados ficam livres do dilema do presente ideal. O dinheiro pode ser utilizado para comprar materiais de reforma, eletrodomésticos e até mesmo na viagem de lua de mel.

Buquê para homens

Algumas tendências de 2023 fogem tanto do tradicional que antes não eram nem cogitadas em cerimônias de casamento. Uma delas é a ideia do buquê ser utilizado tanto pela noiva quanto pelo noivo.

A novidade vem sobre influência da geração Z, que tem uma definição mais fluída sobre os papéis de gênero. O buquê dos noivos aparece menor que o das noivas, mas consegue romper o tradicionalismo dos casamentos convencionais.

Variedade nas atrações

Um casamento com atrações chama a atenção dos convidados e faz da festa o assunto do dia seguinte. Pensando em melhorar a experiência dos amigos e familiares, muitos noivos apostam em atrações performáticas para deixar a festa mais divertida.

Pista de dança com escolas de samba, grupos musicais, apresentações artísticas e robôs de LED devem ser ainda mais constantes em 2023. Ao lado dessas atrações estão também novidades interativas, como vídeos em 360° e câmeras polaroid, que incentivam postagens da festa nas redes sociais.

Dois looks

Com forte influência de um hábito comum entre celebridades como Meghan Markle e Jennifer Lopez, as noivas deste ano devem apostam em dois looks para o casamento. A ideia é que o visual seja trocado entre cerimônia e festa.

Nessa tendência, o primeiro look é o tradicional vestido desejado pela noiva. Já o segundo é uma composição mais confortável que permite ficar à vontade durante a festa. Algumas mulheres optam por vestidos coloridos, peças justas, brilhos e até macacões. 

Lembrancinhas unissex

Se antes muitos casais apostavam em itens considerados tradicionais a algum gênero, agora os presentes agradam a todos os convidados, sem distinção. Nesse sentido, aparecem em alta sabonetes, velas aromáticas, canecas, chapéus, chaveiros e chinelos que podem ser usados por todos da lista do evento.

Outro ponto importante é que a distribuição das lembrancinhas não causa constrangimentos caso um convidado não se identifique com o gênero direcionado.

Decoração colorida

Bege, branco, ciano e rosa-claro sempre dominaram os casamentos. Hoje, porém, as tonalidades vibrantes aparecem para quem deseja um evento mais chamativo.

As cores podem aparecer na mesa do bolo, nos arranjos florais, na iluminação, nas louças, roupas das madrinhas e em outros detalhes que decoram o local da cerimônia e festa.

Casamentos ecológicos (eco weddings)

As pautas ecológicas estão cada vez mais em evidência, e o universo nupcial também foi influenciado. Soluções que visam evitar desperdício de flores e alimentos, gasto de energia, aumento na produção de lixo e uso de plástico aparecem como prioridade pelos casais na hora de organizar o evento.

Os eco weddings usam materiais naturais na decoração, oferecem um cardápio com alimentos sazonais e regionais, utilizam compostagem, apostam em produtos eco friendly, fazem reciclagem do lixo do evento e aproveitam a luz do dia para ficarem alinhados com as pautas do meio ambiente.

decoracao botanica para casamentos

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *