Reforme sem gastar muito: dicas para reduzir os custos na hora de renovar o imóvel

reforme sem gastar muito - rustico industrial2

Um dos maiores receios de quem pretende realizar uma reforma é de que a obra acabe se arrastando por mais tempo do que o previsto inicialmente e com isso os gastos fiquem muito acima do esperado.

Porém, se você fizer algumas escolhas certas e tiver um bom planejamento da obra, poderá alcançar excelentes resultados com a sua reforma sem ter que investir rios de dinheiro nela.

Lembre-se de que um orçamento apertado não significa necessariamente uma reforma limitada, e sim um cuidado maior com cada um dos trabalhos, e é pensando nisso que nós trouxemos as dicas abaixo em parceria com o site Habitissimo.

Sobreposição de pisos

Se você já não aguenta mais o piso de alguma das partes do seu imóvel e deseja substituí-lo sem gastar muito, a melhor opção é aplicar o piso novo diretamente sobre o antigo. Dessa forma, irá eliminar o quebra-quebra que seria necessário para remover o piso antigo, reduzindo assim os gastos com a mão de obra.

Porém, é importante ficar atento ao vão existente embaixo das portas, pois caso ele seja muito estreito poderá ser necessário desgastar um pouco o material para permitir a abertura das portas. Os pisos mais recomendados para realizar a sobreposição são o vinílico, o cimento queimado, o porcelanato líquido e o laminado.

Pinterest

Adesivos de pastilhas

Não há como negar que as pastilhas criam um efeito único ao serem aplicadas como revestimento. No entanto, elas exigem um trabalho cuidadoso na aplicação, o que acaba tornando a reforma mais cara. Para fugir do gasto extra, uma boa opção é apostar nas pastilhas adesivas, que podem ser fixadas diretamente na parede de forma simples e rápida.

As pastilhas adesivas são fabricadas a partir de uma resina de poliuretano e coladas com uma cola de alta resistência, o que faz com que elas possam ser aplicadas mesmo nas áreas mais úmidas, como o banheiro ou a cozinha.

Piso cerâmico

Talvez você não saiba, mas na hora de aplicar o piso cerâmico todos os detalhes podem fazer a diferença no valor final da reforma.A simples escolha do sentido em que o piso cerâmico será aplicado, por exemplo, já é capaz de influenciar os gastos com a reforma.

Se você optar por aplicar o piso cerâmico na diagonal, por exemplo, certamente terá que fazer mais cortes nas peças, o que acaba gerando um desperdício de material e exigindo mais tempo de mão de obra. Por esse motivo, o ideal é aplicar o piso cerâmico no mesmo sentido das paredes.

Reutilizar é preciso

Uma das ideias principais quando o objetivo é economizar na reforma consiste em reutilizar tudo o que for possível. Desde os móveis até outros materiais como pedaços de madeira ou objetos de decoração, tudo pode ser reaproveitado durante a reforma.

Se você quiser dar uma vida nova a esses objetos, pode restaurá-los utilizando uma cor nova ou quem sabe um novo acabamento. Ao final da restauração você nem vai acreditar que se trata da mesma peça que tinha antes.

Pinterest

Rústico é atual

Uma das tendências de decoração que podem ser aliadas de quem deseja economizar na reforma é o estilo rústico, que pode se manifestar de diversas formas, desde o revestimento das paredes até o acabamento dos móveis.

Alguns exemplos de como o toque rústico pode funcionar bem durante a reforma são a utilização de paredes descascando e com o encanamento aparente, além de móveis mais foscos e descolados nos diversos ambientes do imóvel.

Se o rústico não é exatamente o seu estilo, você pode se apegar na decoração industrial que também se aplica a pisos e paredes de cimento queimado ou desgastadas, encanamento aparente, móveis e itens decorativos reaproveitados.

Pinterest

Closet no lugar do armário

Pode até não fazer muito sentido a princípio, mas apostar em um estilo closet para guardar suas roupas e objetos pessoais no quarto pode trazer uma economia considerável durante a reforma.

Isso é possível porque os closets eliminam a necessidade de tantas portas como as que seriam necessárias para os armários, reduzindo também a necessidade de ferragens que representam um custo alto na aquisição dos armários.

Pinterest

Marcenaria no lugar da alvenaria

Quando o objetivo é economizar, você deve evitar trabalhar com materiais que demandem mais recursos e mais mão de obra, como é o caso da alvenaria, e dar preferência para materiais mais simples, que podem ser trabalhados sem a necessidade de quebra-quebra, como é o caso da madeira.

Por isso, se você precisa construir uma parede ou divisória em determinado ambiente do imóvel, procure priorizar a marcenaria no lugar da alvenaria.

Pinterest

Azulejos renovados

Uma das coisas que mais incomoda nos banheiros antigos é aquela aparência triste e envelhecida que os azulejos adquirem com o passar dos anos. A boa notícia é que você não precisa necessariamente substituir os azulejos antigos para renovar o cômodo, pois existem opções rápidas e eficientes, como a tinta epóxi e os adesivos vinílicos, que permitem alcançar excelentes resultados.

Pinterest

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *