casamento_ao_ar_livre1

Como fazer uma festa de casamento gastando pouco

Por Rubia Rocha em 9 de setembro de 2009

Para muitos uma grande festa de casamento é logo descartada pelos altos custos de um buffet alido a uma imensa lista de convidados. Neste caso a primeira solução seria cortar metade dos convidados. Mas e se você não puder deixar de convidar essas pessoas? Como fica? Saiba que para tudo tem uma saída.

Se você deseja curtir o momento com seus convidados após a cerimônia, saiba que é muito delicado  oferecer algo após a cerimônia , se você pretende gastar pouco, vai precisar abrir mão de algumas coisas, mas existe sim uma maneira de economizar na festa de casamento , e fazendo Bonito!

Antes de mais nada, verifique se na Igreja existe algum salão disponível  para receber seus convidados após a cerimônia. Desta forma você economizará com o aluguel do salão.

Organize um coquetel com canapés frios e bebidas. Se houver possibilidade sirva também canapés quentes. As bebidas podem ser negociadas diretamente com uma distribuidora (geralmente em consignação). Não esqueça de negociar também com os organizadores do coquetel alguns garçons.

Os convidados poderão ser servidos em pé mesmo (um custo a menos com mesas, talheres, pratos e decoração). Após uns 50 minutos de coquetel, faça o brinde e corte o bolo que já poderá ser servido.

Você pode incrementar sua mesa de bolo com uma mesa de doces. Uma outra alternativa é distribuir bem casados que são a marca registrada dos casamentos. Todo mundo adora levá-los para casa!  Mas esses itens são opcionais, se o orçamento estiver apertado.

casamento_ao_ar_livre4
Como fazer uma festa de casamento gastando pouco | Fotos: Bruna Grillo

Algumas considerações:

* Para o clima ficar agradável, não esqueça de providenciar um som ambiente, baixinho, para que todos possam conversar e se sentir a vontade.

* Reserve algumas cadeiras ou poltronas para os idosos e crianças.

* Deve-se calcular em média:
1 fatia de bolo por convidado,
2 bem casados por convidado,
6 docinhos por convidado,
15 canapés ou salgados por convidado.

Felicidades!

Veja também:
Casamento na pizzaria
Um jantarzinho lá em casa

Dicas para realizar uma cerimônia íntima
Coquetel ou jantar, qual a opção mais econômica para o seu casamento?
Inspirações para um casamento com bolo e champagne

 


Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto. Atualmente também é colunista do ZankYou – Revista de Casamento do Portal Terra. Ver todos os posts de Rubia Rocha


Tudo para o seu casamento você encontra em nosso guia de fornecedores do Blog do Casamento. Acesse!