Como escolher os melhores itens de decoração para o seu casamento

Para muitas pessoas, o planejamento do casamento começa muito antes do noivado, para elas, o sonho é antigo, e muitas vezes, alimentado desde a infância. Mesmo que esse seja o caso, a partir do momento em que a data da cerimônia é confirmada, é preciso correr contra o tempo para dar conta de todos os detalhes da decoração.

Entre todos os itens que os noivos têm que planejar, a decoração é um dos que costuma gerar mais stress. Afinal de contas, trata-se de um fator que influencia fortemente a impressão que os convidados terão da festa, e consequentemente, as lembranças que eles terão da mesma.

A boa notícia é que, 

Eventos ao ar livre pedem um plano B

Nos últimos anos, os eventos ao ar livre conquistaram um público cativo. Com isso, ocasiões que outrora eram extremamente formais, como os casamentos, ganham um toque mais despojado. Além disso, o contato com a natureza é algo que agrada muitos noivos.

Ainda assim, é preciso ter em mente que, na “hora H”, pode não ser possível contar com o tempo. Uma chuva forte ou um sol intenso podem arruinar todo o planejamento. Para evitar que isso aconteça, recomenda-se contar com um plano B, como uma tenda para casamento pronta para ser instalada. Deste modo, caso a previsão do tempo tenha condições meteorológicas desfavoráveis, basta montá-la e garantir o andamento normal da cerimônia e da festa.

Vale ressaltar que, para que esse recurso funcione, é fundamental contar com uma tenda de qualidade. Do contrário, corre-se o risco de que haja uma série de contratempos, como que a cobertura metálica não suporte a lona.

A decoração deve ser feita por um profissional

Quem vê a decoração de um evento já pronta, pode imaginar que trata-se de algo muito simples de ser elaborado. Isso, porém, não é verdade, já que a pessoa encarregada tem que saber usar recursos como:

  • Iluminação;
  • Cores;
  • Mobília;
  • Flores.

Portanto, mesmo que o orçamento para a realização do casamento seja restrito, é interessante investir na contratação de uma Empresa de Organização de Eventos. Como quem atua nessa área normalmente tem formação em eventos ou áreas relacionadas, essa pessoa saberá como criar uma decoração bonita, funcional e que caiba no orçamento do casal.


Alguns itens podem ser comprados no atacado

Ao montar a decoração do casamento, o principal temor dos casais é extrapolar o orçamento fixado. Afinal de contas, são tantas opções no mercado que é fácil se deixar levar por elas.

A boa notícia é que há algumas maneiras de economizar, mas sem comprometer a beleza da cenografia. A principal delas é comprando alguns itens mais simples, como o copinho para doce de colher, no atacado. Como a aquisição será em grande quantidade, o valor unitário será consideravelmente mais baixo.

Considere o DIY

Ao contrário do que muitos pensam, dar uma bela festa de casamento não tem que custar uma fortuna, há diversas opções para ter uma recepção digna de capa de revista, mas sem começar a vida a dois repletos de dívidas.

A principal dica dos especialistas é que, quando o dinheiro for pouco, o casal deve considerar colocar a mão na massa e fazer a própria decoração, ação conhecida como DIY. É algo que pode ser feito com diversos itens, desde os arranjos de flores até os bem-casados, tradicionalmente dados como lembrança.

Além disso, é possível convocar amigos, familiares e padrinhos para ajudar na tarefa. Esta é, aliás, uma ótima maneira de fazer com que as pessoas mais importantes do grande dia se sintam ainda mais especiais.


Download: 5 miniposters para casamento 

Use a decoração como lembrança para os convidados

Depois da festa, uma das maiores frustrações do casal é ver os arranjos de flores, elaborados com tanto cuidado, indo para o lixo. Para evitar que isso aconteça, é possível criá-los de modo que os convidados possam levá-los para casa, como lembranças. Para garantir que eles realmente entendam isso, é interessante colocar pequenas etiquetas nos arranjos com alguma mensagem gentilmente dizendo que as flores podem – e devem – se transformar em enfeites para a casa ou o escritório de quem prestigiou essa importante data junto ao casal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *