Escolhendo o local da recepção de casamento

Depois de definir a data do casamento, a escolha do local da festa é uma das primeiras coisas que você precisa correr atrás. Para simplificar o processo, listei algumas dicas.

# Antecedência
Quando mais cedo você reservar o local, melhores são as suas chances de conseguir aquele local perfeito para a sua festa, com um preço bem atrativo. Quanto mais em cima da hora você fechar este contrato, mas caro poderá pagar por ele.

# Contrate uma cerimonial  antes de escolher o local
As ceris conhecem muita gente e muitos fornecedores, por isso na hora de procurar um espaço para o casamento ela provavelmente irá sugerir locais bem legais, dentro do que vocês precisam já filtrando pelo orçamento que vocês desejam.

#  Tenha foco
Antes de sair por aí gastando sola de sapato, tenha em mente o número aproximado de convidados e o perfil do casamento que vocês gostariam (diurno, noturno, casamento na igreja seguido de recepção, cerimônia e festa no mesmo local, ao ar livre, no celeiro, no salão etc)…  Pondere também a estação do ano em que vc vai casar.

 # Preste atenção aos detalhes
Cada espaço tem um sistema diferente e é importante anotar tudo em cada visita para poder analisar o custo benefício que cada espaço oferece. Até porque nessa etapa é muito fácil se empolgar demais e perder o foco dos detalhes contratuais da coisa toda. Por isso anote tudo que lhe for oferecido, além disso, pergunte TUDO sobre o funcionamento do local.

Por exemplo: A locação já inclui o mobiliário, garçons,  limpeza, segurança, estacionamento? Eles cobram taxa por hora extra? Como é o banheiro do local?

Não adianta nada o espaço ser lindo e imenso do jeito que você sonha, se o mobiliário não está incluso e a verba não for suficiente para esse contrato inesperado.

Faça uma planilha , não tem erro. Clique aqui para baixar uma versão de planilha do Blog do Casamento ;)

# Localização
Quanto mais fácil e perto for o acesso, mas tempo de festa você garante.  Se o local que você pretende contratar é distante, não esqueça de fazer um mapa, pois a chance de alguém se perder pelo caminho é ENOOOOOOOOOOORME… Já ouvi um relato de uma madrinha que não conseguiu chegar a tempo porque se perdeu pelo caminho.

#4 Procure locais alternativos
Essa dica é para quem quer economizar. Vocês não precisam necessariamente casar nos espaços próprios para casamento (sabe aqueles famosinhos da sua cidade? ) .
Se a festa for para poucos convidados, negocie com aquele café colonial , bistrô ou cantina italiana charmozinha perto da sua casa mesmo!

A Karina e o Tiago por exemplo,  queriam algo bem diferente, por isso decidiram fazer sua cerimônia em uma escuna, ao pôr do sol. Na sequência todos os convidados foram recepcionados em um restaurante super charmoso ali da região.

Karina_Tiago_casamento_escuna1  Karina_Tiago_casamento_escuna3 Karina_Tiago_casamento_escuna4
Casamento Karina e Tiago 
  | Fotos Blanco Rios

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

3 comments on “Escolhendo o local da recepção de casamento”

  1. Olá Rubia, será que você pode ajudar? Vou fazer meu casamento para 200 convidados, o local da cerimônia no salão cabem 80 convidados sentados, estou na dúvida entre deixar a maioria dos convidados em pé na cerimônia ou fazer a cerimônia com eles já sentados na mesa da festa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *