Faça você mesmo: Buquê de noiva

Colocar a mão na massa em alguns quesitos do casamento não é tão simples assim. Tem coisas que precisam ser bem estudadas e até mesmo “treinadas” para garantir o resultado desejado, e o buquê da noiva é uma delas.

Tenho certeza que muitas noivas não tem coragem de fazer o próprio buquê por medo de dar errado, e aí que vem a boa notícia: fiz alguns testes e posso garantir que ele é muito fácil de fazer e a durabilidade da flor também é boa, ou seja, se qualquer coisa sair errado, temos chance de “repetir a operação” com toda segurança.

Para fazer esse buquê de noiva, optei pela Astromélia, mas você pode fazer um mix de flores bem colorido, ou escolher outras espécies. É só pesquisar o que combina melhor com o seu look.

Comprei 10 raminhos e os coloquei em um vaso com água. Aí que vem a notícia boa. As flores se colocadas em um vaso com àgua aguentam bem até uma semana! Dá pra comprar as flores na semana do casamento, e se algo sair errado, ainda assim conseguimos refazê-lo a tempo.

Vamos ao passo a passo

Para fazer seu buquê você vai precisar de:
  • 10 a 20 raminhos de flores de sua preferência (eu fiz este buquê com 10 raminhos)
  • Cola de tecido / pano (que cola mais rápido).
  • Elásticos ou fita floral
  • Fita de cetim preferencialmente a número 9 (eu usei a n°05, mas acho que quanto mais larga mais bonito ficará o acabamento do cetim).

#1

Com muuuuuito cuidado para não machucar as flores e as folhas, junte os caules, deixando-os bem rentes um do outro. É nesta hora que você precisa definir as mesclas de cores se for fazer o seu buquê colorido. Em seguida, prenda um elástico para manter os caules bem firmes.

DICA: Você pode prender o seu buquê com fita foral, porém, se tiver dificuldade de encontrar, vale o bom e velho elástico.

 

#2

Depois de deixar os raminhos bem firmes e unidos, pingue cola no cetim, e faça a primeira volta no no seu buquê. A cola de pano é a melhor para esse tipo de trabalho, porque seca bem mais rápido. Eu exagerei na cola para conseguir deixar mais visível na foto, mas não precisa passar muito não. Uma dica para deixar seu buquê com um bom acabamento, é passar a cola com um pincel.

#3

Quando a sua primeira volta estiver colada (aguarde secar), comece a passar o cetim por todo o caule.
Esse processo deve ser feito com muita atenção, pois a fita quando enrolada, vai criando uma espécie de “friso” e para ficar bem caprichado, procure deixar esses “frisos” sempre com a mesma distância. Defina qual será o tamanho do caule do seu buquê e quando terminar de enrolar o cetim, finalize com outra gotinha de cola de pano.

#4

Quando você terminar de colar a sua fita de cetim, corte as pontinhas dos caules  para deixar seu buquê uniforme.

#5

Agora vem a parte mais divertida, que é a decoração e personalização do seu buquê. Aí vale tudo! Laço, strass, renda,  terço, relicário, pedraria, ráfia, tecido, alfinete colorido e afins, para deixá-lo com o seu estilo.

Vale lembrar que esse projeto faça você mesmo – buquê de noiva, não substituiu o trabalho de um profissional. Porém esse diy é perfeito para quem precisa economizar na cerimônia, quem vai aderir ao casamento DIY, quem optou por um elopement wedding, por exemplo. 

As fotos a seguir retratam exatamente o modelinho de buquê diy que fizemos nesse post =) Legal né?

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *