Como calcular o período fértil

Para quem quer engravidar, é obrigatório o conhecimento da boa e velha biologia que aprendemos na escola, para poder acompanhar na tabelinha qual serão os dias férteis. Mas vem cá, em 2016 ainda existe essa coisa de tabelinha???

Se você procurar por aí, vai encontrar um monte de calculadoras e regrinhas de como calcular o período fértil:

Para calcular o período fértil é necessário considerar que a concepção acontece sempre no meio do ciclo, ou seja, em torno do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias.

Desta forma, para saber quando é o período fértil é preciso contar 14 dias a partir da data em que veio a sua última menstruação. A ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, que é o que se considera o período fértil da mulher.

Mas eu por exemplo já não sirvo para esse fórmula, pois meu ciclo menstrual é de apenas 20 dias, (sim amiga, chore por mim… basicamente menstruo 2x por mês ) aí como é que vou saber qual é o meu período fértil?

Fiz essa pergunta para a minha “Gine” Dra Celeste Reggiani e ela me indicou o Love Cycles, um aplicativo com calendário menstrual lindo, prático e cheio de funcionalidades bem pertinentes para todas as mulheres: As que querem ser mães, as que não querem, e as que só precisam saber o dia exato que o ciclo vai começar para poder planejar uma piscina, ou uma viagem para a praia sem se preocupar com cólicas, absorventes e fluxos intensos ;)

love_cycles_app_mentruacao2

Para alimentar o calendário, é só marcar o primeiro e último dia da menstruação, aí todo o resto ele calcula sozinho. O círculo rosa com a calcinha, indica o começo da menstruação e os demais (também em rosinha) indicam o período do ciclo menstrual. Os círculos em amarelo sinalizam o período “inseguro” ou seja, os dias em que você pode engravidar, os círculos verdes indicam os dias férteis, perfeitos para quem sonha com o mundo da maternidade e os azuis são os dias seguros, ou seja: sem chance de bebês.

Além dessa funcionalidade, o Love Cycles tem muitas outras, como lembretes para remédios, alarmes para os próximos ciclos, período fértil ou seguro, mas confesso que me apeguei mesmo foi no calendário que expõe em uma só telinha tudo que preciso.

love_cycleslove_cycles_app_mentruacao3 love_cycles_app_mentruacao4
Citação via Tua Saúde.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

2 comments on “Como calcular o período fértil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *