Luto do fim do relacionamento: como lidar com a dor?

Amigável ou não, o fim de um relacionamento pode deixar a sensação de vazio e causar um sofrimento que se assemelha ao luto, afinal, houve a perda de alguém especial. Vivenciar as etapas desse momento é fundamental para lidar com o que aconteceu e, finalmente, seguir em frente.

Isso, porém, nem sempre é fácil, já que as sensações de abandono, rejeição e perda são comuns. Para apresentar formas de enfrentar e superar a dor do término, a Matrix Editora lança o livro-caixinha Luto do Fim de Relacionamento. O título é assinado pela psicóloga especialista em luto Cristiane Assumpção.

Composta por 50 cartas com perguntas para refletir sobre feridas emocionais e reconstruir a vida amorosa, a obra ajuda a compreender o rompimento doloroso e oferece orientações a quem vive esta difícil situação.

Esses questionamentos podem ser utilizados no atendimento individual, em grupos de apoio e acolhimento e entre amigos e familiares. A proposta visa revisitar as memórias, vivenciar a tristeza e ressignificar a perda, oferecendo oportunidade para quem sofre de expor os sentimentos.

Perguntas como “Durante o período em que conviveram, vocês tinham discussões frequentes? Quais eram os principais motivos dessas discussões?”, “Você interrompeu algum projeto de vida por estar nesse relacionamento? O que pensa a respeito?” e “Você se sentia segura(o) na relação? Seu(sua) parceiro(a) era alguém com quem você podia compartilhar suas alegrias?” compõem este livro-caixinha.

Fundadora da Inluto Academy, onde capacita profissionais para atenderem pacientes em situações de luto, a psicóloga Cristiane Assumpção tem como casos mais frequentes em atendimento clínico situações que envolvem morte violenta e término de relacionamento. Ela é autora de outros dois livros-caixinha: Vida e Luto e Luto da Criança, importantes recursos terapêuticos para diferentes abordagens.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *