Minhas lembrancinhas de casamento: Potinhos de doce de leite

Deixa eu tirar o pó desse post (cof cof) que estava guardado no fundo do meu baú. Explico porque: para publicá-lo precisei casar e esperar as minhas fotos ficarem prontas para eu mostrar por completo a minha arte =)

Bom, vocês já devem ter visto em vááários lugares essas lembrancinhas de vidro com alguma gostosura dentro. Então nem vou argumentar que isso é genial, é criativo e é ultra atual porque já não é mais hehhe, massssss posso argumentar que é uma lembrancinha que tem presença, é rápida, econômica e fácil de fazer… e foi ela que escolhi para a minha festa de casamento.

Descobri uma fábrica de vidrinhos aqui em Curitiba (Embalavi – para as Curitibanas que queiram saber) , e comprei mais um tanto de tecido da mesma estampa dos meus fuxicos do porta guardanapo. Então em uma noite, durante o Fantástico, eu recortei as 130 rodelinhas de tecido de 15cm  de diâmetro. Eu dobrava o tecido em umas 3 partes e com isso cortava mais de um círculo por vez. Fiz 30% de lembrancinhas a mais, por sabe como é né? Sempre tem quem leve mais de uma para casa.

Depois de um tempo fui em uma “casa de confeiteiro” (loja de artigos para confeiteiras) e comprei um baldão de doce de leite premium top plus plus que tinha lá (vamos ter dignidade nesta hora, temos que escolher o melhor se tratando de comida né?) e no sábado anterior ao casamento,  eu e meu noivo sentamos na cozinha e começamos nossa linha de produção:

1) Coloquei todos os  vidrinhos e suas tampas em uma bacia com água quente.
2) Deixei escorrer a água colocando os vidrinhos de boca para baixo até ficarem bem sequinhos (alguns precisei secar com um pano)
3) O Gabriel (meu noivo) foi colocando o doce de leite dentro dos potinhos…
4) … e eu com o auxilio do papel toalha foi limpando o excesso da “retamera” que fica ao redor.
5) Depois lacramos os potinhos e prendemos o tecido com um elástico de plástico (aqueles bem fininhos que se usa para fazer penteados)
6) Minha mãe fez os laços e colou os minicards de agradecimento.

Minhas lembrancinhas de casamento: Potinhos de doce de leite

Minhas lembrancinhas de casamento: Potinhos de doce de leite

Minhas lembrancinhas de casamento: Potinhos de doce de leite

Minhas lembrancinhas de casamento: Potinhos de doce de leite

Meu feedback: foi cansativo, levou mais ou menos umas 4 horas,  mas com a ajuda da minha família foi super prazeroso de fazer. O custo unitário das minhas 130 lembrancinhas foi de aproximadamente R$1,50, isso porque exagerei na compra de tecido, senão seria menos. Recebi muitos elogios tanto para o doce de leite quanto para a embalagem em si. Vós e tias adoram essas coisas… a minha disse que vai guardar orégano dentro  hahahahahah =P

Outro detalhe: preferi colocar um doce cremoso por dois motivos: 1° porque o convidado pode comer no café da manhã no dia seguinte e 2° porque balinhas são mais apropriadas para festas infantis e 15 anos.

E final feliz!!!

_lembrancinha1

Veja também
Dicas para padronizar os detalhes do seu casamento

Published by Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

53 comments on “Minhas lembrancinhas de casamento: Potinhos de doce de leite”

    1. Oi Fabíola, puxa vida, eu não lembro a marca!!!! Lembro que era um puro, prórpio para recheio e tal, era um baldinho marrom de 5 litros – que deu mais ou menos certo para encher os 130 vidrinhos.

  1. Ola, me inspirei no seu post e decidi fazer minhas lembranças tbem. Farei potinhos iguais os seus mas sera de brigadeiro. Gostaria de saber quanto vc pagou pelos potinhos de vidro??

    1. Ellen, eu paguei R$ 120,00 em uma caixa com 144 vidrinhos sextavados de 40ml. O link da empresa que comprei esses vidrinhos está dentro no post.
      Beijo.

  2. Olá! Gostaria de saber como vc armazenou os potinhos depois de prontos? E eles foram lacrados só com a tampa ou usou mais alguma coisa (tipo papel filme)? Obrigada

    1. Maria Lúcia, os potinhos foram apensa rosqueados com a própria tampa, depois de esterelizados com água quente, (ele cria um vácuo). Deixei eles armazenados em uma caixa fora da geladeira mesmo, até a data do casamento (7 dias)

  3. achei esta ideia o maximo! já tinha visto em outro endereço, que não encontrei, para mostrar para minha filha, que tinha também um cartão com a seguinte frase: que seus dias sejam tão doces quanto os nossos.”

  4. Olá! Estou noiva e adorando as dicas. Muito Obrigada, são de fato ótima economia não? Na parte de colocar o doce de leite dentro dos vidrinhos, tenho a sugestão de usar saco de confeiteiro com bico dosador (é tipo um funil em bisnaga de plástico), super prático e rápido, sem sujeira! Abraçoss (:

  5. Olá, será que poderia me passar os dados da loja que comprou os vidrinhos? Ela tem site? Não encontro para comprar aqui de jeito nenhum! Obrigada
    Aaah ficou tudo mt lindo!

  6. Olá Rubia!! Vou fazer essa lembrancinha tbm .. Só tenho uma dúvida o tecido foi colado na tampa ou só amarrado? Achei lindo seu blog.. (obs: estou reaproveitando potinhos de papa de nenem.. )Obrigada

  7. Minha lembrança é a mesma coisa.. comprei os potinhos e colheres, mas o tecido não sei a quantidade que compro!! Vou fazer 200 potinhos! Me ajuda!? Bjs!!

    1. Gabriela, você vai precisar medir o diâmetro dos círculos de tecido, para saber a quantidade necessária. Faça uns testes com retalhos de tecido, para saber qual tamanho de círculo fica bom para os vidrinhos.
      Depois é só fazer as continhas ;)

  8. Amei a ideia! Vou me casar em 2016 será que está ultrapassado? não achei nada parecido com os potinhos em BH o link aonde você comprou tem vários sites, qual o correto. Abraços

    1. Oi Grazi, você terá que fazer um teste de durabilidade. Cada doce tem uma validade diferente, por isso você terá que fazer um teste antes para saber quanto tempo antes você poderá fazer suas lembrancinhas =)

  9. Bom dia,
    Vi que você não colou o tecido na tampinha, quando as pessoas abriam o potinho ele não desmanchava? já que estava preso somente com o elástico?
    Achei bem mais pratico, mas meu medo é ele desmanchar quando abrir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami