Dermatologista esclarece os mitos e verdades sobre o tratamento a Laser

Os tratamentos a LASER estão em alta e, por conta disso, surgem muitas questões relacionadas a esse método. Para auxiliar os pacientes, o doutor Emerson Alves, médico dermatologista, listou as principais dúvidas sobre o assunto.

Somente pessoas adultas podem realizar tratamentos a Laser.

Mito. Recém nascidos com hemangiomas podem ser tratados nos primeiros dias de vidas. Já para a remoção de pêlos, normalmente, espera-se o início da puberdade.

No verão a dor é a maior que durante o inverno.

Mito. O que pode acontecer é que LASERs que utilizam a melanina da pele como alvo, como a epilação, por exemplo, causem mais incômodo no verão por conta da pele bronzeada, que contém mais melanina, convertendo a energia do LASER em calor na superfície, o que ocasiona uma sensação de desconforto maior do que na pele não bronzeada.

Não pode se expor ao sol após o procedimento.

Verdade. No caso de peles claras, que passam pelo tratamento sem resultar em crostas ou inchaços, é liberada a exposição ao sol em poucos dias. Já nos tratamentos que ocasionam inchaços e crostas esperadas, principalmente em peles morenas, deve-se aguardar cerca de duas semanas para a exposição ao sol, quando ocorre a recuperação completa da pele.

Tratamentos a Laser precisam de cuidado prévio.

Depende do caso. LASERs que utilizam o pigmento da pele (melanina) como alvos, como é o caso do tratamento de pêlos e manchas, não devem ser realizados em peles bronzeadas. Outro caso em que é indicado o cuidado prévio é no tratamento com LASERs que produzem muito calor na pele para tratamento de rugas e estrias, por exemplo, situação em que se recomenda realizar o clareamento das peles morenas antes do procedimento para evitar manchas.

A recuperação do procedimento é longa.

Depende do caso. A recuperação do LASER varia de acordo com o tratamento. A remoção de pêlos possui uma recuperação extremamente rápida e sem complicações. Na remoção de manchas, ocorre a formação de pequenas crostas nos locais das manchas, que caem naturalmente em poucos dias. Já no tratamento de rugas profundas, pode ocorrer inchaço e pequena secreção que somem naturalmente entre 7 e 10 dias.

Existem peles que não podem fazer tratamento a LASER.

Verdade. Pessoas com doenças autoimunes ou com antecedente de quelóide para tratamento de rugas profundas e estrias não podem fazer o tratamento, assim como não é recomendada a remoção de pelos em pele negra ou a remoção de pelos claros em qualquer tipo de pele.

Estar com a pele bronzeada é um problema.

Depende do caso. Para procedimentos em que o alvo do LASER é a melanina, sim. Por exemplo: epilação e remoção de manchas. Para outros procedimentos em que o alvo do LASER é a água da pele, como é o caso do tratamento de rugas e estrias, apenas pessoas morenas não podem estar bronzeadas pelo risco de manchar a pele.

Tratamentos a LASER doem.

Depende do caso. Tratamentos a LASER podem doer, pois a dor  está relacionada com o tipo e a intensidade do tratamento. Um tratamento para bioestimulação de colágeno com LASER ACROMA, com pulsos curtos e baixa energia, para epilação de pêlos finos e pouco densos em pele clara são praticamente indolores. Já o LASER Long Pulse, utilizado com alta energia para tratamento de hemagiomas e epilação de pêlos grossos e densos, é mais doloroso.

Os tratamentos a LASER que mais doem são os que geram mais calor no alvo do tratamento, como é o caso da epilação de pelos grossos e escuros em área inervadas, como a virilha, além do tratamento de rugas moderadas e profundas com LASER DUALMODE e a remoção de tatuagem com LASER ACROMA, além de hemangiomas, que é a formação benigna de vasos sanguíneos.


A VYDENCE Medical™ é a maior empresa de equipamentos médicos com foco em dermatologia, cirurgia plástica e cirurgia vascular no Brasil. Oferece soluções em tecnologia capazes de atender às necessidades específicas de pacientes – da acne ativa à gordura localizada, passando pela terapia capilar e remoção de pelos e tatuagens. A VYDENCE™ disponibiliza modernas tecnologias de tratamento para a máxima segurança e performance de resultados.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *