O uso de talheres e etiqueta à mesa

Percebi que o uso dos talheres é uma dúvida mais comum do que se imagina, por isso resolvi abordá-lo para acabar de vez com esse “mistério” para não restar dúvida quando você for convidada para aquele evento mais sofisticado.

Uso dos talheres: 

Em uma montagem padrão onde o prato e/ou souplat estão na sua frente, a colher e facas ficam à direita e os garfos ficam à esquerda. Os talheres acima do prato são para a sobremesa.

Comece utilizando de fora para dentro, ou seja, usando primeiro o talher que estiver mais distante do prato.

As colheres, obviamente são reservadas para a sopa.

Quando temos dois jogos de talheres iguais, ou seja, 2 facas iguais a direita e 2 garfos iguais à esquerda, use primeiro o que está mais distante do prato para o primeiro prato que for servido.

No imagem abaixo, significa que o primeiro prato (entrada) precisa de garfo e faca para saladas, carpaccio, tartar, etc.

O segundo é uma sopa (veja a colher), o terceiro garfo e faca e o último, novamente garfo e faca serão para os últimos dois pratos a serem servidos, totalizando 4 pratos.

Para a sobremesa utilizaram somente o garfo e colher, o que significa que não teremos frutas.Se houvesse uma faca de sobremesa, ela seria colocada acima da colher, com o cabo na mesma posição da colher.

uso de talheres e etiqueta à mesa

Cortamos os alimentos com a mão direita e usamos o garfo com a esquerda. Se não conseguir use o garfo na direita e corte com a esquerda, faça isso do início ao fim da refeição, nada de ficar trocando os talheres de mãos =)

Pegue quantidades pequenas com o garfo, apenas o que conseguir  sem a ajuda da faca . Quando a comida estiver no final, você poderá usar a faca para amparar o alimento e o garfo vai em direção à faca. Tudo com calma e delicadeza, sem raspar os talheres no prato, é importante ser discreto(a) ;)

A função do garfo é espetar, por isso espete os alimentos que precisam ser cortados (carnes, legumes, queijos) e leve o pedaço cortado espetado no garfo à boca.

As folhas das saladas devem ser servidas em pequenos pedaços. Se não for o caso, dobre-as até ficarem uma “trouxinha” pequena que caiba na sua boca. Na teoria, não se deve cortar as folhas de salada, mas se esse for o caso, corte com a lateral do garfo com muita calma e delicadeza.

Se os talheres forem sendo colocados à medida em que os pratos são servidos, espere o prato chegar para saber que o usar.

Pratinho do lado com uma faca: é o prato de pão e a faca para a manteiga ou outros patês. Pegue o pão sempre com a mão e tire pequenos pedaços – não use faca para cortar pão. Se sobrar molho no final do prato raspe com o pão, coloque um pedaço pequeno de pão dentro do prato, espete com o garfo e pronto . Desperdiçar molho JAMAIS! ;)

Ainda sobre o prato de pão: Não coloque sobras de comida nele, sabe aquilo que horrivelmente chamamos de “cemitério”? Então.. O prato de pão NÃO é para isso. O que você não quiser mais, deixe dentro do seu prato, no cantinho.

Sobremesa: Faca e garfo para frutas e queijos. A colher fica para mousses, sobremesas cremosas, distribuir calda sobre os pedaços da iguaria. Serve também para fazer as vezes da faca em doces como tortas, eclair, etc.

Sei que é coisa demais para se lembrar, ninguém tem obrigação de saber isso tudo ou de nascer em um lugar onde esses hábitos fazem parte do cotidiano desde a infância.

Porém, muito pior do que não estar familiarizado com as “regras de etiqueta” é se portar de forma inapropriada, como falar e rir alto demais, falar de boca cheia, mastigar de boca aberta, usar palitos de dentes à mesa,  se jogar nos sofás, se intrometer em conversas e sobretudo exceder na bebida.

O uso de talheres e outras “etiquetas” à mesa: Via 

Publicado por Catia Sintinella

Catia Sintinella, começou na gerência de eventos de grandes hotéis em 1984, participando da vida das pessoas em momentos únicos. Atualmente mora na Cote d' Azur - França, e escreve para o blog Casar na Cote d' Azur, prestando consultoria para empresas e pessoas que desejam realizar eventos nesta região. Para saber mais acesse: www.casarnacotedazur.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *