Tendências de casamento para 2016

Todo ano o mercado de casamento traz inovações ou apresenta detalhes que vão aos pouquinhos ganhando espaço do coração dos noivos, claro que em 2016 não será diferente, né? Por isso, listei 7 Tendências de casamento para 2016.  Tome nota!

1 – Casamento Confort Wedding
Casamentos glamourosos com aquelas decorações exageradas estão em baixa. Ponto para os noivos pés no chão que querem fazer do grande dia uma celebração do amor e não da ostentação.

Casamentos no estilo Confort Wedding (termo que inventei para traduzir aquela decoração faça você mesmo, bem singela e romântica) estão super em alta, e não é para menos… Os convidados se sentem a vontade com a simplicidade, se envolvem muito mais e aproveitam a festa do começo ao fim ;)

Casamento_Ana_Alisson28
Casamento_Ana_Alisson24
Casamento Ana e Alisson | Fotos Kalina Grabowski Love&Life Photography
quase_nada_casamento_economico17_15quase_nada_casamento_economico17_21
Casamento Lia e Diogo | Fotos Julio Garcia.

2 – Mesas comunitárias
Ainda acompanhando o raciocínio do “Confort wedding”, as mesas comunitárias, que antes estavam esquecidas lá nos anos 80 e 90, nos casamentos de interior, agora ganham força e são uma super tendência para os casamentos de 2016. Você nem precisa se preocupar em marcar mesa. É só deixar que os próprios convidados se sentem onde se sentirem melhor e deixar o “conversê” rolar solto.

Conheço um caso (na minha própria família) de uma amizade que nasceu 25 anos atrás, oriunda de um casamento com mesa comunitária. Hoje, esses 2 casais são compadres, vizinhos e não se largam por nada nessa vida. É uma das amizades mais bonitas que já vi.

quase_nada_casamento_economico15_foto11 inspiracao_casamento_ao_ar_livre_confort_wedding14 inspiracao_casamento_ao_ar_livre_confort_wedding13Via S.M.P

3 – Madrinhas combinando (cores e vestidos)
Pode ser tudo no mesmo tom, tom sobre tom ou cada uma de uma cor, não importa, o efeito é o mesmo: LINDO!
As madrinhas depois da noiva e das mães, são as figuras de maior destaque em uma cerimônia de casamento, por isso combinar as cores dos vestidos garante um efeito mais que maravilhoso nas fotos do casamento. Se você for noiva e sonha com suas madrinhas combinando, então leia este post ;)

Casamento_Fernanda19
Casamento Fernanda e Robson | Fotos Kalina Grabowski Love&Life Photography
Casamento_Nadini_Danubio19 Casamento_Nadini_Danubio11
Casamento Nadini e Danúbio

4 – Caixa do tempo
Depois do livro de assinatura, uma nova  forma de deixar os recados para os noivos foi reinventada: A caixa do tempo, que eu particularmente acho uma ideia sensacional!

A dinâmica consiste em:
Preparar um cantinho da festa com uma garrafa, papel e caneta. Aí é só pedir para os convidados deixarem os recadinhos dentro dela. No final da festa, lacre a garrafa e só abra no aniversário de casamento que vocês estipularam (5 / 10 / 15 anos depois).

Esse tipo de dinâmica é uma atividade ótima para o casal reviver as boas recordações do grande dia. Se algo não está indo bem, provavelmente ficará, pois esse exercício nos ajuda a refletir e descobrir o que poderá ser melhorado, e de quebra você ainda renova suas energias com todos esses recadinhos carinhosos dos convidados.

Casamento_Fernanda23 Casamento_Fernanda29 Casamento_Fernanda28
Casamento Fernanda e Robson
 | Fotos Kalina Grabowski Love&Life Photography

5 – Food Truck
Os antigos lanchinhos da madrugada, antes na versão “carrinhos dentro da festa” sofreram uma leve mutação e agora se apresentam em forma de Food Trucks (ou food bikes) para oferecer o mais variado tipo de serviço. Você pode contratá-lo para servir o cardápio propriamente dito da sua festa de casamento (massas, sanduíches, comida japonesa, mexicana, etc) ou então a sobremesa, logo após o seu almoço ou jantar (sorvete, cupcake, picolé, tortinhas).

O food truck é uma novidade, mas já existe aqui no Brasil! A Kombi Provence, é uma opção ;)

Kombi_provence Kombi_provence2
Fotos Kombi Provence

6 – Suspensório para noivo, pais e padrinhos
Casamentos diurnos e ao ar livre pedem um traje mais leve (leia: Traje do noivo para cerimônia diurna).
Se vocês pretendem dar um toque de romantismo… meio vintage, meio boho na cerimônia, o noivo pode fazer a sua parte usando o suspensório para compor o seu look. Pais e padrinhos podem entrar na jogada, deixando tudo combinando, da mesma forma como as madrinhas que combinam a cor e o estilo do vestido. Fica lindo, padronizado e perfeito nas fotos.

Casamento_Bombinhas_Luiza_Alexandre13
Casamento_Bombinhas_Luiza_Alexandre35
Casamento_Bombinhas_Luiza_Alexandre46
Casamento Luiza e Alexandre | Fotos Carol Ritzmann.

7 – Brinde com bebidas não alcoólicas
Nem todo mundo faz questão de fazer o brinde de casamento com bebida alcoólica. Casamento é um dos dias mais importantes das nossas vidas e cada detalhe deve ser pensado de acordo com o estilo e personalidade dos noivos.

Se você não gosta de espumante, então porque fazer o brinde com um? Se você curte muito um  bom Todynho, uma Itubaína beeem geladinha, ou um suco natural de frutas vermelhas, então seja prático(a), afinal esse momento pede o melhor! ;)

Casamento_Ana_Alisson40
Casamento Ana e Alisson | Fotos Kalina Grabowski Love&Life Photography
Casamento_AnaAlice_Josue27Casamento_AnaAlice_Josue26
Casamento Ana e Josué
 | Fotos Milena Reinert 

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

2 comments on “Tendências de casamento para 2016”

  1. Adorei as dicas. Vou me casar em novembro e não tenho a menor noção do que fazer. Amei a dica da caixa do tempo, vou fazer no meu casamento.

  2. Passar horas olhando fotos de casamento no Pinterest e um dos passatempos preferidos das noivinhas de plantao e se o casamento e em 2016, a ansiedade promete aumentar a cada dia mais. Escolher entre tantas opcoes nao e nada facil e para ajudar os noivinhos  elegemos as tendencias de casamento para 2016 que prometem arrasar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *