Você usaria? Vestido de noiva preto é tendência em casamentos

Com o recente sucesso do vestido de noiva usado por Kourtney Kardashian, preto com alguns detalhes em azul, a peça ganhou força entre as noivas da atualidade. Segundo a estilista, especialista em noivas, Juliana Santos, na época do renascimento (século XVI) era comum as noivas da alta sociedade européia casar de preto, devido à forte influência da igreja católica.

Kourtney Kardashian usou um vestido de noiva preto que dividiu seus fãs – Reprodução: Instagram…

“Era uma das cores que representavam a nobreza, junto ao vermelho e o roxo, e significava o respeito à religião. Os vestidos eram muito pesados e super luxuosos”, explica Juliana. O preto sai de cena quando a rainha Vitória, da Inglaterra, em 1840, casa, por amor, usando um traje totalmente branco. Foi ela quem introduziu também o uso do buquê e da coroa de flores sobre a cabeça. Desde então o vestido branco passou a simbolizar o amor romântico. Mas, afinal, que cor usar?

Para Juliana Santos, a escolha da cor do vestido tem a ver com o estilo pessoal de cada noiva.

“O branco continua sendo o carro-chefe do meu ateliê. Mas temos um histórico de fazer vestidos diferentes, então temos tido demandas muito maiores de vestidos coloridos, rosa, roxo e também o preto”, afirma. E, para determinar o modelo do vestido, moderno ou tradicional, a estilista costuma se basear no estilo e biotipo da noiva, além do tema do casamento.

Ou seja, são avaliados diversos contextos para criar o vestido certo, independentemente da cor. “Quando a noiva deseja usar preto, costumamos colocá-la como uma segunda cor, usando forros mais claros, como o rosé ou o nude, para quebrar um pouco a morbidez do tom preto. Além de tecidos e estruturas que deixam o vestido muito mais leve e romântico”, completa a estilista.

Juliana fez, recentemente, um vestido de noiva preto, mas não foi o primeiro. Ela lembra de ter criado no ano passado um vestido 2 em 1 para uma noiva especial, que casou de branco, mas o vestido da festa foi preto e fez muito sucesso. “Era um vestido 2 em 1, que tinha uma saia de tule que removia, e foi muito legal ver o impacto que causou nos convidados, todo mundo falou que a peça era a cara dela”, finaliza.

A tendência do vestido de noiva preto é uma escolha ousada e elegante para as noivas que desejam se destacar em seu grande dia. Enquanto o branco tradicionalmente simboliza a pureza e a inocência, o preto representa elegância, sofisticação e confiança.

Embora possa ser considerado fora do comum, o vestido de noiva preto tem sido cada vez mais popular nos últimos anos, especialmente entre noivas que desejam fugir das tradições e criar um estilo pessoal único.

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *